Partidos de esquerda PT, PV e PCdoB declaram apoio à reeleição de Dr. Coutinho em Aracruz
Em Aracruz, tudo indica que o atual prefeito Dr. Coutinho que busca a reeleição este ano, deve fazer uma brusca mudança de rota em seu arco de apoio político. E o fato que leva a esta observação, é a base de apoio que está se formando que inclusive já declarou apoio a sua reeleição.
Federação da Esquerda
Em um arranjo político costurado em 2022, após as mudanças das regras eleitorais, surgiu a Federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e é este bloco que deverá apoiar a tentativa de reeleição do prefeito Dr. Coutinho (PP) em Aracruz, no litoral norte do Estado.
Como se comportará o (PP)?
O que chama atenção nesta guinada mais à esquerda do prefeito, é que hoje ele está filiado ao Partido Progressista (PP), que tem como lideranças maiores no Estado, dois declarados bolsonaristas, os deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, sendo Da Vitória Presidente Estadual do (PP).
O Partido Progressista, é tido como um partido que se posiciona nacionalmente como de centro-direita, sendo inclusive uma das principais legendas a fazer parte da base de apoio do governo do ex-presidente Bolsonaro, e mesmo hoje está alinhado ao bloco de oposição ao governo Lula.
Então diante deste cenário polarizado em nível nacional, sendo os dois deputados federais do (PP) no Espirito Santo, dois grandes protagonistas e defensores da direita e bolsonaristas assumidos, só nos resta avaliar duas opções, ou o prefeito Dr. Coutinho vai mudar de partido se filiando em alguma legenda da esquerda, ou deverá ocorrer uma composição pouco esperada pela classe política, a união de dois partidos antagonistas na defesa de várias bandeiras e posicionamentos ideológicos em um mesmo palanque.
Guinada à Esquerda
As conversas ainda estão sendo concluídas com os filiados da federação, mas a decisão já é dada como certa. Segundo informações dos bastidores locais, a avaliação por parte das siglas é de que Dr. Coutinho faz um bom mandato, e não há lideranças dentro desse bloco partidário capazes de sustentar uma candidatura própria este ano.
Além disso, os demais pré-candidatos a prefeito que estão no mercado eleitoral de Aracruz são todos considerados de extrema direita.
Concorrentes da Direita
Um dos nomes apontados é o do delegado Leandro Sperandio, que chegou a se filiar ao Partido Liberal (PL) e participar de uma marcha bolsonarista em Brasília, mas depois acabou migrando para o Republicanos, do deputado estadual Alcântaro Filho.
Com a saída do delegado, o PL indicou como pré-candidato a prefeito em Aracruz o pastor Marcelo Souza, presidente do diretório municipal da sigla. A empresária Luciene Cavallieri também foi convidada para entrar na disputa majoritária pelo Partido Liberal, mas recusou o convite devido a compromissos corporativos.
Outro pré-candidato a prefeito de Aracruz é o agricultor Tico Selvatici, que, na última quarta-feira (23), assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), sigla que lançou o Major Wallace Vieira em 2020, o terceiro colocado.
Prefeito Dr. Coutinho
Dr. Coutinho, conhecido médico em Aracruz, está em sua primeira experiência em cargo público. Em 2020, quando estava filiado ao Cidadania, venceu o então vereador Alcântaro Filho por uma diferença de apenas 162 votos, e o então prefeito, Jones Cavaglieri (SD), que ficou em quarto lugar. Em 2022, Alcântaro elegeu-se deputado estadual, e era cotado novamente para a disputa majoritária neste ano, mas anunciou apoio a Leandro Sperandio.
Nas eleições de 2020, o PCdoB já havia apoiado Dr. Coutinho. Já o PT lançou um candidato próprio, Adilson Simão, que ficou em sexto lugar, e o PV estava na coligação de Evilasio Costa (PDT), o quinto colocado.
Outras siglas que deverão apoiar Dr. Coutinho este ano são Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
No bloco partidário de apoio a reeleição do Dr. Coutinho em Aracruz, conta com dois vereadores, Vilson Jaguareté (PT) e Rhayrane Pedroni (PCdoB), que também buscarão novos mandatos nas eleições municipais de outubro deste ano.
Fonte: Século Diário