Lucas mantém liderança para a prefeitura de Linhares, atual prefeito aparece em 3º

Faltando pouco menos de três meses para as eleições, o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) segue liderando as intenções de votos para a prefeitura de Linhares. Nesta quarta-feira (10), os veículos da Rede Vitória, em parceria com o Instituto Futura Inteligência, divulgaram o resultado de pesquisa realizada via ligação telefônica entre os dias 26 de junho e 03 de julho.

Com margem de erro de 4,9%, o levantamento inclui candidatos que provavelmente não aparecerão nas urnas em outubro, como José Carlos Elias (PT) e Luiz Durão (PDT). Por isso, a intenção de votos tende alterar nas próximas semanas.

Cenário Estimulado 

No cenário estimulado, Lucas Scaramussa aparece com 28%, José Carlos Elias com 24,1% e Bruno Marianelli (Republicanos) está com 23,9%, mantendo a tendência apontada em pesquisa realizada em abril pelo Instituto Perfil. Ninguém, branco e nulo somam 4,6%. Eleitores indecisos, não souberam ou não responderam totalizam 7,4%.

Cenário Espontânea

No cenário espontâneo, que é quando o eleitor responde o questionário sem ser apresentado a nenhum nome, o levantamento divulgado apresentou o atual prefeito Bruno Marianelli (Republicanos), com 16,7% das intenções de voto.

A diferença para o segundo colocado, Lucas Scaramussa (Podemos), é menor que 1 ponto percentual. O deputado estadual aparece com 15,9% das intenções de voto. Com isso, eles estão empatados na margem de erro, de 4,9 pontos para mais ou para menos.

Em terceiro lugar aparece José Carlos Elias (PT), com 8,3%. Em seguida, empatados na margem de erro, aparecem Maurinho Rossoni (PL), com 1,3%, e Luiz Durão (PDT), com 0,5%.

Já no questionário estimulado de rejeição, quando os entrevistados informam em quem não votariam, Luiz Durão foi citado por 44,3% dos entrevistados. José Carlos Elias foi apontado por 28,6%, enquanto Bruno Marianelli foi mencionado por 13,6%. Maurinho Rossoni (PL) foi citado por 13,1% e Lucas Scaramussa por 12,2%.

Dos 400 entrevistados pelo Futura, 2,6% disseram que rejeitam todos os candidatos e 13,4% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 5,7% não souberam ou não responderam à questão.

O levantamento tem índice de confiabilidade de 95% e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08076/2024.