Exclusivo: Marcos Garcia rompe com Bruno e enfraquece base política do prefeito de Linhares
O ex-deputado estadual Marcos Garcia e Presidente Municipal do Partido Progressista (PP) de Linhares, falou com exclusividade ao Radar Capixaba e declarou que o (PP), não fará mais parte da base aliada do prefeito de Linhares Bruno Marinaelli (Republicanos), que disputará a eleição para prefeito deste ano.
Essa decisão pegou o mercado político de surpresa, já que até o momento, o (PP) era tido como certo no arco de alianças do prefeito Bruno. A saída de Marcos Garcia e consequentemente do Progressista, enfraquece ainda mais a já frágil base de Marianelli, que hoje conta com apenas quatro partidos, o Republicanos do qual é filiado, o (PSD), o (MDB) e o nanico (DC).
Motivos do Rompimento
Segundo Marcos Garcia, o rompimento com o atual grupo político que administra Linhares nos últimos 25 anos, se deve principalmente, à falta de projeto para impulsionar o verdadeiro desenvolvimento da cidade e a falta de reconhecimento da importância do seu grupo político e do seu partido pela atual gestão na construção desse projeto.
Autonomia
“A partir de agora nem o Marcos Garcia nem o (PP), fazem parte da base política do prefeito Bruno. Já me reuni com o nosso Presidente Estadual o Deputado Federal Da Vitória, e comuniquei os motivos que me levaram a tomar essa decisão. Durante essa conversa, recebi autonomia total e apoio do nosso Presidente Estadual, para conduzir o nosso partido para outros projetos, inclusive podendo colocar meu nome para disputar o executivo.
Perpetuação de Poder
Apesar de ter muito respeito pelo prefeito Bruno e pelo grupo político liderado pelo ex-prefeito Guerino Zanon, percebi que o (PP), não recebeu o reconhecimento e importância que temos dentro do processo político que estão construindo. Outra coisa que me fez tomar essa decisão, foi que na minha análise, essa gestão não tem um projeto para resolver os principais problemas da cidade, eles têm sim, um projeto de perpetuação de poder, e isso não é bom para uma cidade do porte de Linhares. Então saio para debater com a cidade e a população, um projeto que possa contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Garcia.
Perdas de Marianelli
A perda do (PP), abala o projeto do prefeito Bruno de várias formas, uma, ele perde o apoio de um dos maiores partidos do Brasil, que soma tanto em tempo de televisão e rádio, que é um ativo importante em Linhares, visto que a campanha é transmitida pelas emissoras da cidade.
Deixa de contar com a possibilidade de receber ajuda financeira do partido, tendo em vista que o Progressista é um dos partidos com maior fundo partidário do país. Além disso, perde os candidatos a vereadores que vão disputar a eleição pelo (PP), e o principal, perde o apoio político de uma importante liderança política local, que é o próprio Marcos Garcia.
Trajetória politica
Garcia disputou e foi eleito para seu primeiro mandato de Deputado Estadual em 2018 pelo (PV), sendo alçado ao cargo de líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Em 2020, disputou o cargo de prefeito de Linhares, ficando em terceiro lugar, recebendo na época 7.180 votos.
Em 2022, já no (PP), disputou a eleição para Deputado Federal, quando recebeu 26.790 votos. Após os resultados das urnas com expressiva votação em Linhares e no Norte do Estado, Garcia deu inicio a uma intensa agenda de articulação política, na busca de construir uma base que lhe desse condições de disputar as eleições deste ano.
Para disputar as eleições municipais em Linhares, hoje o (PP), segundo Garcia,tem chapa completa para vereador, além de um expressivo tempo de TV e Rádio, fator importante no município, tem apoio do Presidente Estadual Da Vitória, e a certeza de receber ajuda financeira do partido devido ao grande fundo partidário.
Castelo de baralho
Somando todos os pontos mencionados, a perda do (PP), é um forte golpe na já combalida base política, do atual prefeito de Linhares, que na atual situação se parece mais com um castelo de baralho, que pode desmoronar com o mais leve vento. Isso por que, a atual gestão municipal, vem enfrentando diversas críticas por parte da população, devido a inúmeros problemas locais, que vão desde ao alto índice de criminalidade na cidade, a falta de abastecimento de água para a população á inúmeras obras abandonadas nos quatro cantos do município.