Eleições 2024

Vereadores da base do pré-candiato Eleazar, votam contra Projeto de implantação da Guarda Municipal em Fundão

Apesar da aclamação da população em apoio ao Projeto de Lei enviada à Câmara pelo prefeito Gilmar de Souza Borges, que pedia a avaliação e votação “em regime de urgência” para a criação da Guarda Municipal em Fundão, quatro vereadores que compõem a base de apoio do pré-candidato a prefeito Eleazar Lopez pelo (Podemos), votaram contra e arquivaram o projeto.

Manobra politica

O grupo liderado pelo vereador Romenique Borges também filiado ao (Podemos), mesmo partido de Eleazar, numa manobra política em conjunto com os vereadores Janilton Almeida (Republicanos), Vilcimar Correa (Solidariedade) e Leolino de Oliveira (Democracia Cristã), derrubaram o projeto com o argumento que Fundão não teria base financeira para arcar com os custos da implantação da Guarda Municipal.

Na contramão

O posicionamento dos vereadores que votaram contra a criação da Guarda Municipal, vai na contramão de todos os municípios da região metropolitana, isso por que, Fundão é o único desta região, que não conta com a Guarda Municipal, apesar de todos os outros municípios ampliarem a cada ano o investimento em segurança e combate à violência, principalmente com o aumento do número e treinamentos da Guarda Municipal.

Mapa de violência da Policia Civil

De acordos com o mapa de violência da Policia Civil, Fundão enfrenta um grande problema de segurança pública, principalmente em Praia Grande, relacionado ao tráfico de drogas, isso se amplia pela proximidade com a Serra, cidade com mais de 500 mil habitantes e de onde os crimes praticados com vinculo ao tráfico de droga são altíssimos.

Número de homicídios

Ainda de acordo com o mapa de violência, entre os anos de 2021 até o mês de junho de 2024, Fundão registrou 21 homicídios, apesar de possuir uma população com número um pouco maior de 18 mil habitantes.

Número de homicídios por ano em Fundão

Ano Número de Homicídios
2021 07
2022 03
2023  07
2024 0 04

 

Cenário politico

O que se pode observar atualmente em Fundão, é que apesar de ter sido feito consulta pública através de audiências na Câmara Municipal, com votação e participação da população, onde o projeto de criação da Guarda Municipal recebeu apoio da maioria dos moradores do município, a rivalidade e os interesses políticos prevalecem, deixando a opinião e a vontade da população em segundo plano.

Agora, o grupo de vereadores que apoia o pré-candidato Eleazar e votaram contra, tem usado as redes sociais para tentar desqualificar o projeto da Guarda Municipal e atacar o atual prefeito que nem irá disputar a reeleição.

Para observadores políticos do município, essa manobra perpetrada pelo grupo de oposição a atual gestão, tem como objetivo desgastar a administração municipal e conquistar apoio político, mas na opinião de alguns, isso será uma tarefa difícil de se explicar, principalmente após a população se manifestar favorável a implantação da Guarda Municipal.

Justificativa do Projeto enviado pelo prefeito

O crescimento da violência em todo o Brasil é cada vez maior, e no Município de Fundão o panorama não é diferente, exigindo do Poder Público Municipal, cada vez mais, responsabilidades no tocante à segurança comunitária e a proteção dos bens públicos.

A segurança pública, hoje, vem se tornando protagonista na execução das políticas públicas municipais, exigindo uma maior especialização e estruturação para, assim, poder efetivar políticas de segurança comunitária, preventivas e ostensivas, criando uma maior articulação com os órgãos competentes dos Estados e da União.

No dia 05/01/2024, foi realizada audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores deste Município que contou com a participação de representantes das Polícias Civil e Militar do Estado do Espírito Santo, diversas autoridades policiais, Vereadores, Secretários do Poder Executivo Municipal, Prefeito, servidores e, principalmente, contou com a participação efetiva dos cidadãos deste Município.

Na oportunidade, os munícipes elencaram os problemas relativos à falta de segurança e cobraram soluções, inclusive, com a participação do Município.

Diante disso, torna-se necessária a criação da Guarda Municipal de Fundão, com a criação de 50 (cinquenta) cargos de provimento efetivo, cujo objetivo é proporcionar uma efetiva, planejada e organizada participação do Município no combate direto à criminalidade, priorizando a segurança dos cidadãos que vivem em nossa cidade.

Integra do Projeto no link abaixo

Projeto Guarda Municipal de Fundão