Eleições 2024: Você pré-candidato a vereador sabe se está no caminho certo para se destacar na multidão?

As próximas eleições para prefeitos e vereadores que ocorrerão no primeiro turno, estão marcadas para 06 de outubro de 2024, então até lá, os hoje pré-candidatos, tem aproximadamente 15 meses para chamar a atenção do eleitor, se destacar no meio da multidão, convencer e conseguir apoiadores, e ganhar a preferência de um eleitorado cada vez mais exigente, informado e crítico, que tudo vê, tudo opina e tudo questiona através das redes sociais.

Hoje por meio das redes sociais, se consolida como nunca um velho ditado popular “Quem não é visto não é lembrado”.

Mas esta questão de ser visto e lembrado não é tão simples assim, e por isso exige uma complexa engenharia para transformar popularidade em votos, afinal, todos conhecemos eternos candidatos que são muito populares, mas que nunca venceram uma eleição.

Quais perguntas preciso ter as respostas agora?

Aparecer muito nas redes sociais ajuda ou atrapalha?

Aparecer de qualquer jeito ganha ou tira apoio?

Como você está sendo visto?

Qual é a imagem e a opinião que as pessoas (eleitores), tem de você?

Seus vídeos, textos ou fotos postadas nas redes sociais, em grupos de WhatsApp, tem passado qual mensagem a seu respeito?

Se você achou muitas as perguntas para pensar e responder, saiba que não é nem o começo.

As questões levantadas até aqui, são para você que está usando as redes sociais com objetivo eleitoral, por que se não está, você pode estar em primeiro lugar entre os últimos na percepção do eleitorado, por que hoje, definitivamente, as redes sociais são uma ferramenta imprescindível para quem quer concorrer a qualquer cargo público, desde que bem usadas.

Vamos a um exemplo simples e prático: Em um dia você conseguiria apertar quantas mãos, ou visitar quantas pessoas?

Agora neste mesmo dia, um vídeo, uma foto ou um texto seu, conseguiria chegar a quantas pessoas?

Dependendo do conteúdo que você produz, a segunda opção pode chegar a centenas, milhares ou a milhões de pessoas, mas aí tem um custo muito alto, que deve ser levado em consideração e avaliado com muita seriedade e cuidado.

Por que o mesmo conteúdo que você pública ou espalha através das redes sociais, imediatamente se transforma em uma espada de dois gumes, ele tanto pode te ajudar ou enterrar de vez sua carreira política, e muitas vezes enterrar definitivamente.

Quando começar?

A questão hoje é que a maioria dos pré-candidatos a vereador de 2024, acredita que as eleições estão muito longe, por isso nada fazem, ledo engando. Os mais antenados já estão se preparando desde as eleições de 2020, quando disputaram ou pensaram em disputar as eleições de 2024.

Os que ganharam em 2020 querem se manter no poder, os que perderam estão tentando acertar o que deu errado, e os que vão concorrer pela primeira vez estão olhando tudo o que os dois primeiros fizeram, e neste caso, ou estão copiando ou fazendo diferente, esse diferente pode ser pior ou melhor, mas a questão é que todos os que querem disputar pra valer, já estão se movimentando.

Como decidir o que fazer primeiro?

Por inexperiência ou falta de orientação, muitos candidatos populares, com boa reputação e com boas condições de ganharem as eleições acabam perdendo, e outros desconhecidos e despreparados acabam ganhando.

Infelizmente para uma grande maioria de candidatos aptos a ocuparem cargos púbicos, ainda acreditam que apenas sua vida pessoal, sua reputação e sua popularidade são suficientes para os elegerem, mas esquecem que todos estes atributos na maioria das vezes são conhecidos apenas pelo círculo que lhe rodea, e nem todos deste círculo irão votar ou apoiá-lo.

Escolhas erradas

O que fazer agora antes das eleições e durante as eleições?

Qual partido escolher?

Estas questões são prioridades no momento?

Estas são perguntas complexas de responder para quem não tem habilidade e conhecimento do sistema político e eleitoral, por que são questões que exigem anos de prática e de estudo.

Cada escolha, cada dia se utilizado de forma adequada e produtiva, representa um novo tijolo que você coloca nesse tão sonhado monumento chamado carreira política.

E da mesma forma que a construção de um prédio, um exame de vista, ou a preparação de um bolo existem e exigem a orientação de um profissional qualificado para conduzir todas as etapas corretas, a construção de uma candidatura também é assim.

Para construir uma casa, primeiro você inicia com as bases, porém os últimos estágios envolvem detalhes finos e apurados, ajustes, estratégias estéticas que só um profissional competente poderá te fornecer.

Então se você está pensando em disputar uma eleição e não quer ser só mais um candidato ignorado pelo eleitor, procure orientação profissional, talvez essa seja a diferença entre a vitória e a derrota em 2024 para você.

 

Por, Ronaldo de Almeida: Jornalista e Consultor Político