Vários supermercados de Linhares oferecem serviços de entrega gratuita para idosos
Para melhor atender seus clientes, garantir a segurança dos seus colaboradores e, ainda, manter os padrões sanitários de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19), alguns supermercados de Linhares, a partir desta segunda-feira (23), passam a oferecer gratuitamente os serviços de delivery aos consumidores com idade a partir dos 60 anos.
A medida também visa reduzir o número de pessoas nos estabelecimentos, bem como atender em suas residências os clientes que estão vulneráveis ao vírus, com a finalidade de não ficarem desabastecidos.
“A pandemia do novo coronavírus levou-nos a traçar, através do diálogo com os diversos segmentos do município, medidas de segurança contra a disseminação do vírus. E mudanças no atendimento ao público foram amplamente discutidas a fim de que os cidadãos não ficassem desprovidos de alimentos e, ao mesmo tempo, permanecessem seguros”, destaca o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
O consumidor que não puder fazer suas compras presencialmente nos estabelecimentos, por estar inserido no grupo de risco, pode fazê-las através do site das empresas, telefone e aplicativo como o WhatsApp. É importante que o consumidor se informe junto aos estabelecimentos sobre as condições de compra antes de realizá-la.
Outras medidas
Com os primeiros casos positivos para o coronavírus no município de Linhares, muitas pessoas foram às compras com receio de ficar desabastecidas – o que gerou grandes filas nos supermercados e a preocupação com a grande movimentação de pessoas.
Isso fez com que o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, se reunisse na manhã desse domingo (22), com representantes do segmento supermercadista, para definir alternativas a fim de evitar a aglomeração de pessoas nesses espaços.
As medidas já estão vigendo desde esta segunda-feira (23), após assinatura do Decreto nº 384, de 22 de março de 2020.
Os supermercados de Linhares passaram a limitar o acesso de pessoas nos estabelecimentos, sendo permitida a entrada de clientes a partir dos 10 anos de idade até os 60 anos. Outra medida adotada é a limitação do número de clientes, realizando compras simultaneamente, a até dez vezes o número de guichês ou caixas para pagamento.
As empresas também orientam os clientes a manter afastamento físico de no mínimo 1,5 metro, inclusive na fila do caixa.
Ordenar o fluxo de pessoas de modo a evitar aglomeração no entorno do estabelecimento; restringir o acesso a apenas uma pessoa do grupo familiar; disponibilizar álcool em gel com concentração mínima de 70% ou lavatório com água, sabão e papel toalha descartável para uso dos clientes, e manter o ambiente limpo e ventilado.