Segunda fase do Inquérito Sorológico tem início hoje em Linhares
De 27 a 29 de maio, a Secretaria da Saúde (Sesa) em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, vai realizar a segunda fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19).
Em Linhares, os profissionais de saúde do Município visitarão os bairros Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar.
Nestes três dias, para a aplicação do inquérito, profissionais – devidamente uniformizados e equipados – irão até as residências– em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O secretário municipal de Sáude de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, falou ainda sobre a importância do Inquérito Sorológico. “Nos dará a oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença. O participante responderá uma pesquisa e será coletado duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou.
A terceira fase do Inquérito será aplicada nos dias 8, 09 e 10 de junho.
Atuação em campo
Serão realizados sorteios para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado pelos pesquisadores. O sorteio faz parte da metodologia do estudo para garantir o resultado mais próximo do real.
Os profissionais estarão identificados com credenciais e paramentados com equipamentos de proteção individual, visando garantir a segurança tanto para o entrevistado quanto para os técnicos, cumprindo assim os protocolos de biossegurança. Os EPIs serão trocados a cada residência visitada.
O formulário será preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe terá um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.
No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será apenas do residente entrevistado.
Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada para a doença.
Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
Cronograma do Inquérito Sorológico
– Etapa 2
Data: 27, 28 e 29 e maio
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.
– Etapa 3
Data: 08, 09 e 10 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
– Etapa 4:
Data: 22, 23 e 24 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.