Procon vai à escola: projeto leva conhecimento e cidadania para crianças da rede

A ideia de educar para o consumo é hoje um dos principais fatores que influenciam a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Por isso, o Procon de Vitória inicia, neste mês, um importante projeto que pretende levar conhecimento aliado à cidadania para os milhares de estudantes da rede municipal de ensino da capital.

É o “Procon vai à escola”, cujo objetivo é oferecer às crianças e jovens estudantes a oportunidade de aprendizado sobre Direito do Consumidor e conhecimentos gerais acerca do tema.

A primeira unidade de ensino a receber a ação é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neuza Nunes Gonçalves, localizada em Nova Palestina. Será nesta sexta-feira (19), pela manhã.

Multiplicadores naturais

“O trabalho com crianças e adolescentes é o mais promissor e gratificante que podemos conduzir na Defesa do Consumidor. Eles são multiplicadores naturais. Com esses treinamentos, poderão exercer com segurança seus direitos.

E apropriar-se de conceitos básicos de economia doméstica que serão muito úteis na sua formação”, revela a gerente do Procon Vitória, Denize Izaita.

As conversas serão com as turmas do 6º, 7º e 8º ano no ensino fundamental e esta será a primeira escola a receber o projeto, que ainda vai percorrer várias unidades de ensino de Vitória.

Na primeira sexta-feira do próximo mês de dezembro será a vez da Emef Ceciliano Abel de Almeida.