Prefeitura lança edital de fomento à cultura pela Lei Aldir Blanc; inscrições vão até o próximo dia 22 de novembro

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, divulgou nesta segunda-feira (8), o Edital Emergencial da Cultura nº 001/2021 da Lei Aldir Blanc que visa a seleção de propostas artísticas e culturais para apresentações no Município de Linhares.

Os interessados em participar da seleção deverão realizar sua inscrição até o próximo dia 22 de novembro na plataforma Prosas por meio do link: https://prosas.com.br/editais/10143-edital-emergencial-de-cultura-secultel-n-001-2021-lei-14-017-2020-aldir-blanc. Dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail smcultura@linhares.es.gov.br ou pelo telefone 3372-2055.

De acordo com o diretor de Cultura e Turismo de Linhares, José Augusto Muleta, o Edital será fundamental para fomentar propostas de apresentação, formação, entre outros conteúdos artísticos e culturais que possam ser executadas e transmitidas ao vivo por meio de linguagem audiovisual, bem como para apresentações presenciais que serão realizadas após a liberação das atividades com presença de público, emitidas pelos órgãos da saúde.

“O objetivo desta seleção é proporcionar a realização de atividades em formato alternativo em diversas linguagens e expressões culturais populares para os públicos adulto e infantil, segmentos que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas no período vigente, de modo a assegurar o direito à fruição cultural ao promover a ampliação do acesso a bens e serviços culturais no Município de Linhares”, destacou Muleta.

Conforme o documento, poderão se inscrever propostas que possam ser executadas individualmente pelo proponente em dois eixos:

Eixo 1: propostas de conteúdo a serem transmitidas online

  1. a) Artes Circenses
  2. b) Manifestações das Culturas Populares, Tradicionais e Capoeira;
  3. c) Culturas Urbanas;
  4. d) Dança;
  5. e) Música;
  6. f) Teatro e Ópera;
  7. g) Oficina;

Eixo 2: propostas artísticas a serem executadas de forma presencial

  1. a) Artes Plásticas e Visuais;
  2. b) Artesanato;
  3. c) Literatura;
  4. d) Produção Áudio Visual e Fotografia.