Prefeitura de Linhares cria programa de recuperação de nascentes e olhos d’água

A proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos naturais é um tema que requer a atenção da sociedade e do poder público de forma conjunta a fim de gerar resultados positivos para todos.

E para impedir o desabastecimento, vivenciado nos períodos de crise hídrica, bem como otimizar os benefícios ambientais, a Prefeitura de Linhares acaba de instituir o Programa Municipal de Recuperação de Nascentes e Olhos D’água.

Trata-se de uma iniciativa que visa à recuperação das áreas de preservação permanente do entorno das nascentes e dos olhos d’água, por meio do aprimoramento da gestão ambiental pública.

“O Programa de Recuperação de Nascentes e Olhos D’água terá ações contínuas, uma vez que o Município tem a preocupação de recuperar fontes de água contaminadas e olhos d’água, que são alvos de assoreamento – diretamente associado ao desmatamento”, informa o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

A iniciativa, que contará com o trabalho conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente de Agricultura, pretende aliar a proteção da biodiversidade à segurança hídrica, contribuindo tanto com plantio de espécies nativas quanto ao cumprimento de obrigações legais de forma a potencializar a interação entre proprietários rurais a grandes empresas, de governos a organizações não-governamentais.

“O programa pretende apoiar as ações de restauração ambiental já existentes, assim como promover outras iniciativas que visam à conservação das funções ecológicas de nascentes e olhos d’água.

Essa integração vai impulsionar a recuperação de áreas de preservação permanente e reservas legais, bem como outras áreas imprescindíveis à proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos naturais, além de incentivar o plantio de espécies nativas para uso econômico”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Conforme a Secretaria de Agricultura, o programa vai favorecer o arranjo entre aqueles que precisam restaurar com quem sabe plantar.

“Esse programa é fundamental no contexto de conservação de água e solo, que nós já temos trabalhado na agricultura, a fim de termos uma atividade agrícola efetiva e sustentável, a médio e longo prazo. Por isso é necessário esse trabalho, que tem algumas vertentes como as barragens, as caixas secas, o manejo adequado da irrigação e o manejo do solo.

Outro fator importantíssimo, sem dúvida, no programa de recuperação das nascentes, é o apoio aos produtores rurais na proteção dos recursos hídricos”, destaca o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

Sobre o programa

A formulação e execução do Programa Municipal de Recuperação de Nascentes e Olhos D’água, da Prefeitura de Linhares, em especial a identificação, catalogação e classificação das nascentes de água, de olhos d’água e a elaboração de projetos de recuperação serão feitas pela iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento (Semab).

Serão destinadas para a recuperação ambiental as faixas do entorno das nascentes e dos olhos d’água, qualquer que seja sua situação topográfica no raio mínimo de 50 metros, ressalvados os casos excepcionais permitidos pela Lei Municipal nº 3.908/19 (Código de Meio Ambiente) e Lei Federal nº 12.651/12 (Código Florestal).

A receita do programa será proveniente de dotações alocadas no Orçamento do Governo Municipal; recursos provenientes de convênios e transferências, de qualquer natureza, resultantes de acordos com o Governo Federal e Estadual; doações, legados e transferências provenientes de entidades governamentais ou privadas, destinadas a ações promovidas pela Semam; recursos captados no exterior provenientes de empréstimos, convênios, acordos, doações e contribuições de instituições de caráter privado ou oficial; e recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUMDEMA).