Aumenta para 427 o número de praias atingidas com a chegada do óleo nas praias de Linhares

Após mais de 60 dias desde a primeira mancha de óleo ser vista nas praias de Pernambuco no dia 30 de agosto, agora já são mais de 427 praias atingidas pelo óleo e petróleo cru que vazou do navio grego em alto mar e atingiu as praias do Nordeste e neste ultimo final de semana chegou ao Espirito Santo, atingindo os balneários de Guriri, em São Mateus; Itaúnas, em Conceição da Barra; e Pontal do Ipiranga e de Degredo, em Linhares.

O mais recente balanço, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado na sexta-feira (8), já indicavam 409 localidades atingidas pelo óleo, agora esse numero subiu para 427, incluindo as praias capixabas.

Com a chegada de fragmentos de óleo cru ao balneário de Pontal do Ipiranga, as equipes disponibilizadas pelo Município de Linhares, dentro do Comitê de Crise e do Sistema de Controle em Operações (SCO), iniciaram a limpeza das praias localizadas na Primeira, Segunda e Terceira Avenidas. No domingo (10), a Guarda Civil Municipal também esteve na região, orientando os moradores e banhistas sobre os procedimentos de segurança ao encontrar o material nas praias.

Nesta segunda-feira (11), as equipes permanecem empenhadas com as ações de monitoramento e limpeza do litoral de Linhares. Os trabalhos contam com a colaboração de militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e membros da Defesa Civil Estadual, além de voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Projeto Tamar e da Ufes.

A Marinha do Brasil confirmou que foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo cru no trecho que compreende a Vila de Povoação à comunidade de Degredo. A orientação é que a população não manuseie o material sem o devido equipamento de proteção individual.

“Estamos intensificando o monitoramento das praias, que deve ser feito a pé e com extrema atenção, pois, no momento, tratam-se de pequenas partículas de mais ou menos 5 cm de diâmetro. As operações de limpeza continuam em andamento”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Medidas de contenção

Para mitigar os impactos no óleo cru sobre o ecossistema da região, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares vai realizar o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar.

Para os trabalhos de contenção da foz, o Sistema de Comando em Operações de Linhares solicitou ao Governo do Estado do Espírito Santo 1.300 metros de barreiras de contenção, 800 metros de rede BIDIM e 1.800 metros de redes de malha (pesca), que serão instalados em pontos estratégicos da foz.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.