Investimentos em infraestrutura rural são realizados no Espírito Santo

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está trabalhando para levar às comunidades rurais capixabas desenvolvimento e mais qualidade de vida. Por isso, os trabalhos de pavimentação e manutenção das estradas, além dos investimentos em calçamento rural e a construção de barragens, não param no Espírito Santo.

A estrada rural que liga Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro, no município de João Neiva, já está sendo pavimentada pelas equipes que atuam no Programa Caminhos do Campo, que tem por objetivo oferece às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, além de facilitar a mobilidade da comunidade. O trecho tem 8,2 quilômetros de extensão e é principal ligação entre as comunidades da região.

Calçamento rural

Outro investimento é o Programa Calçamento Rural, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seag e as prefeituras. Os mais de 3 mil moradores da localidade de Juncado, em Sooretama, já foram beneficiados. Várias ruas estão recebendo pavimentação e a previsão é de que as obras sejam concluídas na próxima semana.

A comunidade de Alto Galo, em Domingos Martins, também foi beneficiada. Com investimento da Seag, no valor de R$ 141 mil, e a parceria com o município, a nova estrutura trará qualidade de vida e bem-estar social aos moradores da região.

Barragem

A barragem de São Domingos do Norte já é uma realidade. Ela está em fase de andamento e tem capacidade para 120 mil litros de água, que abastecerá a produção agrícola e agropecuária do município. Um investimento do Governo do Estado, por meio da Seag, de R$ 1,3 milhão.

A construção de barragens permite a reserva de água para a produção agrícola. Também possibilita maior disponibilidade hídrica das regiões, atraindo mais investimentos e atividades econômicas.

“Estamos trabalhando, junto ao Governo do Estado, para entregar um pacote de investimentos para a agricultura capixaba. Em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19), essas obras vão levar melhorias para as comunidades, gerando emprego e renda para a população, além de movimentar as cadeias produtivas.

Todos os envolvidos nas ações estão respeitando as medidas de prevenção e transmissão do vírus. Acreditamos que esse momento vai passar e que, até o final de 2020, vamos entregar ainda mais investimentos para o Estado”, ressaltou o subsecretario de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari.