Câmara Federal inicia discussão sobre o adiamento do Enem e das eleições municipais de 2020
O Presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM), divulgou através de sua conta no Twitter, o início das discursões de dois temas que podem influenciar a vida e projetos de todo o Brasil pelos próximos anos.
Um tem a ver com a educação e o outro com as sucessões municipais que devem ocorrer caso seja mantida as eleições para prefeito e vereador nas eleições de 2020.
Segundo Maia, a ideia inicial elaborada com demais lideranças do Congresso Nacional e do Senado, é de criar uma comissão mista para definir com respaldo judicial, quais medidas deverão ser levadas para votação nas duas casas legislativas, para definir os rumos dos dois importantes temas para o país.
Em mensagem publicada ele informou que divulgou os primeiros detalhes da reunião inicial em coletiva de imprensa na tarde de hoje.
Contra a prorrogação de Mandatos
“Falei hoje com a imprensa sobre a posição do Congresso em relação a dois importantes temas: adiamento das eleições municipais e do Enem.
Teremos uma comissão mista, composta de deputados e senadores, para debater uma nova data para o pleito, sem a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.
A proposta também será analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afimou o Presidente da Camara Federal Rodrigo Maia (DEM).
Enem
“Sobre o Enem, aguardo uma decisão do governo em relação ao adiamento.
Caso o presidente não se posicione, a Câmara vai votar o projeto do Senado que adia a realização das provas e fazer a mudança pelo Legislativo.
Mas, repito, espero que o governo decida antes, para não parecer uma medida do Legislativo contra o Executivo.
O Congresso tem posição amplamente favorável ao adiamento. O #adiaEnem é um pedido de todo o Brasil” disse Maia.