Deputado Dr. Bruno Resende faz balanço de 1 ano da Comissão de Saúde
Entre as realizações, ele destaca cerca de 100 reuniões, contando audiências públicas e visitas técnicas em hospitais de Norte a Sul do Espírito Santo, para identificar gargalos e vazios assistenciais no atendimento da saúde no Estado.
Mandato técnico
“Sou médico, faço um mandato técnico e vim para fazer política pública, não politicagem. Nosso trabalho é para promover melhorias no atendimento da saúde. E para transformar, é preciso conhecer. Por isso fizemos 29 visitas técnicas a hospitais de todo o Espírito Santo e fizemos mais de 60 proposições na Assembleia Legislativa, entre indicações legislativas e requerimentos de informação, em busca de melhorias no atendimento”, afirmou o deputado.
Reforma em hospitais
O deputado destacou que, com sua atuação junto ao governo do Estado, foi possível viabilizar as reformas do Hospital Infantil de Vitória e do Hospital São José do Calçado.
O deputado atuou também junto ao Estado para a edição de uma portaria garantindo próteses especiais para hemofílicos. O ES é o primeiro Estado do país a fazer cirurgias com as próteses de maior duração.
Junto aos Hospitais Filantrópicos, o deputado conseguiu garantir o financiamento da saúde e a adequação de contratos para reduzir os vazios assistenciais no Estado. Ele lembrou que a rede filantrópica é responsável por 60% dos serviços prestados de alta complexidade e 50% dos de média complexidade.
“Se nós não tivéssemos os hospitais filantrópicos em solo capixaba, não teríamos saúde digna. Não teríamos condição de ofertar os serviços do quais o capixaba precisa”, disse o deputado.
O deputado ressaltou ainda a parceria com a Acacci – Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil, para construir uma legislação voltada para a atenção oncológica ao público infanto-juvenil.
“Agradeço ao governador Renato Casagrande, o secretário de Saúde, Miguel Duarte, e a todos os dirigentes de hospitais públicos e filantrópicos pela nossa parceria em busca de mais saúde e mais dignidade para todos”, disse o deputado Dr. Bruno, ao encerrar a apresentação.
Compareceram à prestação de contas o secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, sua equipe e dirigentes da saúde.
O secretário destacou que o Espírito Santo é um dos que mais investe em saúde no país e agradeceu a parceria: “O deputado atua na defesa dos direitos do usuário do SUS e de todos os capixabas. A Comissão está de parabéns, obrigado por essa importante parceria”, disse Miguel Duarte.
Alguns dados da prestação de contas:
* 29 reuniões ordinárias
* 29 visitas técnicas a hospitais de Norte a Sul
* 23 reuniões extraordinárias
* 13 audiências públicas
– 03 prestações de contas da Secretaria de Estado da Saúde
* 66 proposições protocoladas entre indicações e requerimentos de informação, em busca de melhorias no atendimento.