Deputado Dr. Bruno Resende defende atenção primária à saúde em evento no Palácio Anchieta
Em solenidade no Palácio Anchieta nesta segunda-feira (11) sobre programas de saúde pública, o deputado Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, defendeu a importância da atenção primária e destacou a parceria do governo do Estado com as prefeituras para ampliar as unidades.
O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do secretário nacional de Atenção Primária à Saúde (APS), Nésio Fernandes, do secretário estadual da pasta, Miguel Duarte, entre outras autoridades.
Na ocasião, o governo federal formalizou a reformulação e ampliação do Programa Mais Médicos no Estado, com o acolhimento dos mais de 140 profissionais do Programa, que ingressaram em editais abertos neste ano.
Em sua fala, Dr. Bruno destacou a atenção primária
“Essa é uma forma inteligente de investir em saúde pública. A gestão do governador Renato Casagrande, em parceria com os municípios, está fazendo uma ampliação de mais de 100 unidades básicas de saúde. Isso mostra a responsabilidade do governo com a atenção primária lá no município”, disse o deputado, referindo-se ao investimento anunciado no fim do ano passado pelo Palácio Anchieta.
Em dezembro, o governo do Estado garantiu recursos financeiros de R$ 177,3 milhões para o custeio integral dos investimentos, contemplando 52 municípios que solicitaram habilitação para construção de 111 novas unidades de saúde.
No Palácio Anchieta nesta segunda, o governador observou
“Fico feliz que o Mais Médicos nos ajude a estruturar e organizar a Atenção Primária, que deve ser resolutiva para não sobrecarregar o sistema de regulação. No Estado, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (iCEPI) conduz, em parceria com os Municípios, um programa com 1.600 profissionais. Temos ainda uma parceria resolutiva com os hospitais filantrópicos e estamos construindo o Hospital Geral de Cariacica e o Complexo de Saúde do Norte”, afirmou o governador Casagrande.