Dengue: carro fumacê continua percorrendo bairros de Linhares

A Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde, continua com o trabalho de combate à dengue em Linhares com o reforço do carro fumacê.

Nesta semana, o carro realiza o terceiro ciclo de aplicação, percorrendo os bairros Araçá, Aviso, Centro, Colina e Conceição.  Ao todo, serão cinco ciclos semanais de aplicação em cada região.

O fumacê contempla ainda os bairros Canivete, Betânia, Santa Cruz, Interlagos, Novo Horizonte e Shell.

O itinerário do fumacê foi programado em localidades que apresentam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

O inseticida (UBV Pesado) é lançado em dois períodos diferentes: das 4h30 às 8h10 horas e das 17h às 20h40.

“Estamos intensificando os trabalhos com a ajuda do carro fumacê, que tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus do Zika e da dengue para assim cortar o ciclo de transmissão da doença.

Mais uma vez pedimos a ajuda de todos para combater esta doença. Precisamos que cada morador cuide da sua casa. Só assim vamos vencer a dengue”, destacou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Linhares contabiliza hoje 3.536 mil casos notificados de dengue, dos quais 3.029 foram confirmados.

Para que o trabalho do Carro Fumacê seja eficiente, as orientações são:

– Manter janelas e portas abertas;

– Proteger as crianças e os idosos propensos à asma e alergias;

– Cobrir com plástico ou tecido as gaiolas de passarinhos e os reservatórios de água;

– Evitar a exposição de alimentos;

– Após a passagem do carro, trocar a água e lavar os bebedouros de animais.

Prevenção

Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a combater o mosquito.

Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, por exemplo.