Coronavírus: Vitória está atenta para casos suspeitos do novo vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está atenta a qualquer suspeita de coronavírus da capital. O trabalho teve início logo quando surgiram os primeiros casos na China e deve-se ao desenvolvimento do fluxo de notificações e coleta de material para os casos suspeitos do novo vírus.

Para garantir o acompanhamento em tempo real da situação, a Semus mantém no portal da Prefeitura de Vitória a ficha de notificação para o coronavírus.

Outra medida é a presença do Centro de Informações e Respostas Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), cujo objetivo é identificar emergências epidemiológicas e fortalecer a capacitação e a articulação nas respostas coordenadas, funcionando 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Plano de contingência

Desde o início dos primeiros casos de coronavírus na China, o Espírito Santo elaborou um plano de contingência para evitar a circulação do vírus no Estado.

Entre as definições apresentadas, estão a definição dos hospitais de referência, que serão o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, que é referência em atendimento pediátrico, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves.

Prevenção

Algumas medidas são importantes para prevenir e conter a transmissão do vírus:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.