Linhares: Após confirmação de primeiro caso de Coronavírus, aulas, jogos e vários eventos foram são suspensos na cidade

Após a Secretarias de Saúde de Linhares e do Governo do Estado confirmarem no último sábado (14), um caso positivo por contaminação do (COVID-19) ou Coronavírus, o prefeito de Linhares em reunião com sua equipe na tarde de ontem (15), decidiu suspender aulas, atividades com idosos, feiras livres e eventos com aglomeração.

Em nota enviada a imprensa a Prefeitura disse:

De forma transparente, séria e proativa, a Prefeitura de Linhares está preparada para enfrentar o novo coronavírus.

Neste cenário, o prefeito Guerino Zanon anunciou, na noite deste domingo, 15, um plano de ação para acompanhar e prevenir o alastramento da infecção no Município, com foco na segurança dos linharenses.

Entre as medidas estão a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino por uma semana, assim como na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli); a suspensão de todas as atividades com idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e projetos sociais que envolvem a Terceira Idade; a suspensão das feiras livres do bairros Novo Horizonte e Araçá; a suspensão do Festival de Botecos e de todos os eventos e competições esportivas com grandes aglomerações como os Jogos Escolares e a primeira eliminatória do Torneio do Trabalhador também foram cancelados.

As medidas foram divulgadas no mesmo momento em que as Secretarias de Saúde do Espírito Santo e de Linhares confirmaram o primeiro caso local de pessoa infectada pelo Covid-19.

“A situação, que era iminente, deve ser tratada com responsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público”, pediu Guerino.

Além do caso confirmado do novo coronavírus, Linhares possui 10 casos suspeitos da doença e que estão em investigação.

A decisão de medidas mais restritivas para evitar a disseminação da doença no Município foi tomada numa reunião entre o prefeito e secretários municipais.

O teste positivo para o novo coronavírus foi confirmado oficialmente por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Espírito Santo (Lacen-ES), considerado referência pelo Ministério da Saúde.

O outro caso monitorado deu negativo para o novo vírus.

Sintomas

A pessoa com a doença confirmada apresenta sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço, passa bem e segue em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Canal de informações

As informações sobre os novos casos de coronavírus têm como fonte oficial a SMS e a Sesa, uma vez que, considerando o caso de saúde pública e seguindo os protocolos do Ministério Público, apenas estas instituições são responsáveis por notificar e confirmar casos.

Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde.

No caso do Espírito Santo, este laboratório é o Lacen-ES.

Cidade preparada

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, o município se preparou para a chegada do novo coronavírus, com reuniões técnicas e orientativas para os profissionais de saúde.

Ao sinal de qualquer sintoma da doença, a população deve se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do Município.

O que fazer em caso de suspeita

A diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Jackelene Ramos, orienta que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta.

Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

O que fazer para se proteger?

– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

Suspensão das Aulas e outras medidas tomadas pela prefeitura de Linhares: 

A secretaria municipal de Educação decidiu suspender as aulas das escolas da rede municipal e antecipar uma semana das férias de julho. Á suspensão têm início nesta segunda-feira (16).

A suspensão é por uma semana e, na rede municipal, vamos utilizar os sete dos 15 dias de férias previstos para julho.

É uma medida importante, que sabemos que causa impactos, mas precisamos neste momento do zelo e cuidado com os nossos alunos e profissionais da educação”, declarou a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

HGL é referência para casos graves suspeitos de coronavirus

O Hospital Geral de Linhares será a porta de entrada para possíveis casos graves suspeitos do novo coronavírus.

Unidades de Saúde Preparadas

As Unidades de Saúde do Município estão preparadas para atender pacientes nos casos suspeitos de coronavírus. Se necessário, os pacientes serão encaminhados ao HGL.

Leitos para pacientes que necessitem de internação

Entre as ações emergenciais, as cirurgias eletivas no HGL poderão ser suspensas, e leitos serem utilizados para receber possíveis casos da doença.

Horário Estendido

Já nos próximos dias, duas unidades de saúde do Município, a do Planalto, e a Dr. Joel Coelho, no Interlagos, próximo ao Caic, funcionarão em horário estendido das 7 às 22 horas.

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de contato com secreções contaminadas (gotículas de saliva, catarro) ou contato com objetos contaminados.

A melhor forma de prevenir o contágio é lavar frequentemente as mãos com água e sabão, ou álcool em gel; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; evitar ambientes pouco ventilados; e não compartilhar objetos pessoais.