Central de Ambulâncias de Linhares recebeu mais de 7 mil trotes em 2021

Responsável pelo atendimento de toda população em Linhares, tanto da área urbana como dos distritos, a Central de Ambulâncias do Município, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, realiza, em média, 1,2 mil atendimentos à população por mês, através do número 156.

A ligação para a Central é gratuita, e o atendimento fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Porém, dentre essas ligações recebidas, há muitos casos de trotes ou chamados que não são casos de urgência e emergência, e isso prejudica muito o bom andamento do serviço.

Mas, de acordo com o diretor de Transportes da secretaria municipal de Saúde, Gilmar Salvador, o número de trotes para o 156 preocupa e coloca em risco a agilidade no atendimento dos usuários do serviço. A estimativa é que somente em 2021 foram mais de 7 mil ligações indevidas, caracterizadas como trotes.

“Sempre que a pessoa liga para a Central, identificamos o número e abrimos uma ocorrência. Mas no caso dos trotes, é comum que a pessoa ligue repetidamente, até quatro ou cinco vezes, através do mesmo número.

E mesmo atendendo cada uma das chamadas, não registramos no sistema essas ligações repetidas, por saber de antemão que são tentativas de trote. Então sabemos que esse indicador é inferior ao número real de trotes recebidos, por não apontarmos todas elas no sistema, para não perdermos tanto tempo”, detalhou.

O número aponta que, são em média 20 ligações identificadas como trotes todos os dias. Uma média 600 por mês, e 7,2 mil por ano. Atualmente, a Central de Ambulância tem 21 veículos, sendo que: 22 de simples remoção e uma UTI Móvel que fazem o transporte de maneira rápida da população que necessita.

Os veículos são distribuídos da seguinte forma: 10 para atendimento às unidades de saúde do interior do Município, três no Hospital geral de Linhares (HGL), uma na Unidade Sentinela, e sete ficam na sede da Central de Ambulâncias no bairro Shell.

Funcionamento 

Os veículos são utilizados para transferência de pacientes entre as Unidades Básicas de Saúde, com foco na realização de exames e consultas dentro e fora do Município, bem como procedimentos relativos à hemodiálise, tratamentos oncológicos e atendimento nos distritos do interior do Município.

Gilmar Salvador ressaltou que o cuidado com os detalhes das ambulâncias é essencial para um atendimento qualificado. “Os veículos passam por manutenção periódica e check-list diário dos equipamentos, além de todo um processo de higienização que foi intensificado desde o início da pandemia”, finalizou.