Assessor do Deputado Estadual Marcos Garcia (PV), perde cargo de vereador por fraudar programa do Bolsa Família

Por causa de irregularidades encontradas em cadastros do Programa Bolsa Família em Rio Bananal, a Justiça Eleitoral, cassou o mandato do vereador Cleuder Bertoldi, conhecido na cidade como “Cléu”.

De acordo com denúncia, foram constatadas processos de cadastramentos irregulares de diversas pessoas no ano de 2016. Segunda a denúncia Cleuder Bertoldi, na época exercia o cargo de Coordenador do Programa Bolsa Família do município ribanense e nada fez para impedir o que está sendo considerada uma fraude.

No processo, foram citadas cinco servidores, que mesmo ocupando cargos públicos estavam na lista de recebimento do Bolsa Família, programa do Governo Federal, voltado para pessoas de baixa renda.

No entendimento da Justiça Eleitoral, “Cléu” sabia da situação das servidoras e se mostrou conivente. Também foi citado no processo que, no período das eleições, no último pleito em Rio Bananal, o então candidato a vereador escreveu:

“Espero ter atendido a você, beneficiário do programa. Sou Cléu Bertoldi e conto com você”.

Outra condenação

Em sua ficha na justiça, Cléu Bertoldi, respondeu processo e foi condenado no ano de 2017, um ano após ter sido eleito.

Durante as eleições de 2016, “Cléu”, usava como plataforma de campanha, como sendo o pela implantação do Programa Bolsa Família em Rio Bananal.

Outro agravante contra o assessor parlamentar e agora ex-vereador, foi o entendimento da Justiça Eleitoral, que comprovou através denúncias e provas, que o ex-vereador se elegeu com forte compra de votos, além do fornecimento de vale-combustíveis nas eleições daquele ano.

Vida Pública

Mesmo condenado duas vezes, por má conduta no serviço público, o vereador Cléu Bertoldi,  foi nomeado pelo Deputado Estadual linharense Marcos Garcia (PV), como Assessor direto de seu gabinete.

O deputado Marcos Garcia, em conversas particulares com partidos e lideranças políticas, já se manifestou por diversas vezes que pretende concorrer à Prefeitura de Linhares nas eleições 2020.

Entramos em contato com a assessoria do Deputado Estadual Marcos Garcia (PV), mas até o fechamento desta edição, ele não havia se manifestado sobre o caso.

 

Nota enviada pela assessoria do Deputado Estadual Marcos Garcia (PV)

O deputado estadual Marcos Garcia informa que, quando contratou o assessor Cleuder Bertoldi, não pesava sobre ele nenhuma condenação em definitivo.

Entretanto, após tomar ciência da decisão do (TRE) proferida, nesta quarta-feira (12), o deputado determinou a imediata exoneração do assessor, para que ele possa se dedicar a sua defesa em outras instâncias, se assim considerar.

Marcos Garcia reitera que a ética e a lisura guiam sua vida e seu mandato e defende que seus colaboradores sigam os mesmos princípios.