Vitória é escolhida para sediar escritório de empresa americana de startup

Qualidade de vida, segurança, profissionais qualificados, cidade compacta e inteligente, além do excelente ambiente de negócios. Todos esses fatores foram decisivos para que a empresa Lumahealth, startup do ramo de saúde do Vale do Silício, na Califórnia (EUA) escolhesse Vitória como sede para expansão de negócios no Brasil.

Segundo o diretor de engenharia da Lumahealth, Marcelo Oliveira, desde março do ano passado a empresa percorreu diversas cidades do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, Recife, entre outras, mas encontrou em Vitória todos os requisitos buscados e valorizados pela cultura da empresa.

A empresa abriu escritório na Enseada do Suá em junho de 2019 e atualmente conta com 25 funcionários, entre engenheiros de software e profissionais de suporte.

“Visitamos vários Estados e quando estivemos em Vitória ficou evidente que a cidade era a que apresentava o cenário ideal para nossa expansão no Brasil. A excelente qualidade de vida, a proximidade com o aeroporto e a facilidade de mobilidade urbana, além do polo tecnológico do Ifes e da Ufes, com estudantes e profissionais da área de tecnologia e inovação altamente qualificados, foram atrativos que pesaram muito para a escolha da cidade”, revelou.

Segundo Oliveira, o próximo passo será a busca por parceiros para a implementação do projeto piloto do serviço que já é realizado nos EUA há cinco anos, que é conectar pacientes a médicos de maneira mais dinâmica e melhorar a qualidade e eficiência no atendimento.

Ele explica que ao longo desses anos, o aprimoramento do software da Luna possibilitou um acompanhamento completo da jornada do paciente, desde o agendamento até a conclusão do tratamento.

“No momento estamos em fase de captação de parceiros. Iniciamos o contato com alguns hospitais e clínicas médicas de Vitória e muitos têm demonstrado interesse em participar desse projeto piloto no país. O serviço é um sucesso nos EUA e já ajudou a conectar mais de 9 milhões de pessoas, sendo responsável pelo agendamento de 120 mil consultas diárias e por contribuir para encurtar o caminho entre o médico e o paciente”, explica.

Ambiente empreendedor

O direitor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, destaca que o ambiente empreendedor, somado à qualidade de vida que as pessoas podem ao morar na capital, tem chamado a atenção de investidores do Brasil e do mundo.

“Estamos muito satisfeitos por Vitória ter sido escolhida para sediar o escritório de uma empresa internacional que planeja sua expansão no Brasil, entre tantas outras cidades visitadas. A capital está se tornando um polo de inovação de destaque no país, com uma mão de obra altamente qualificada e que precisamos continuar desenvolvendo.

Temos escolas para isso, como o Ifes, e as políticas da Prefeitura de Vitória de incentivo aos empreendedores e à inovação, além do oferecimento de incentivos fiscais de ISS para algumas regiões”, disse.