Vila Velha: Carteira do Autista já está disponível no site da Prefeitura

Uma conquista para as pessoas com transtornos do espectro autista (TEA), parentes e cuidadores acaba de chegar. A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibilizou a partir desta terça-feira (24) nas suas plataformas digitais, a carteira do Autista.

A carteirinha online é totalmente gratuita para o autista e para o cuidador. Aqueles que não tiverem acesso às plataformas digitais poderão solicitar pessoalmente via o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência –CCPCD, na Glória e também nos CRAS do município.

Para Mili Oliveira, moradora do bairro Divino Espirito Santo, mãe do Pedro José de Oliveira, de 7 anos, a carteirinha representa   uma vitória na luta contra  o preconceito e discriminação das pessoas com TEA:

“Este documento vai ajudar muito no dia-a-dia dos autistas. Já passamos por várias situações complicadas com meu filho, em filas, lojas e outros lugares. Agora só temos que agradecer por mais esta ferramenta que veio somar”, concluiu a mãe do Pedro, que frequenta a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha.

Vale ressaltar que o Pedro José de Oliveira é um artista na confecção de bichinhos com massinha. O talento do garoto pode ser conferido por meio do seu Instagram: @artista_da_massinha.

O CCPCD foi escolhido como referência, por ser um equipamento que já atende esse público. Estima-se que o município possua uma população entre 7 e 8 mil autistas. A carteirinha foi elaborada por técnicos das Secretarias de Assistência Social, Tecnologia e Inovação e Comunicação.

Veja o passo a passo e as opções para emissão da carteirinha:

Solicitação e Emissão online

O munícipe terá a opção de fazer a solicitação online através do site da Prefeitura. Basta clicar no banner Carteira do Autista, fazer o login e anexar os documentos. Tudo será avaliado e aprovado pela equipe técnica através do próprio site, e o munícipe poderá fazer a impressão da carteirinha (com assinatura digital).

Documentos necessários para solicitação da carteirinha:

I – requerimento preenchido, disponível no site;

Do portador:

– carteira de identidade civil

II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

III – comprovante de residência;

IV – número de telefone do identificado;

V – laudo médico digitalizado, contendo os dados do paciente, a Classificação

Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável;

VI – exame de tipo sanguíneo digitalizado.

Do cuidador:

I – carteira de identidade civil

II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

III – comprovante de residência

IV – telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador.