Vereador Roninho busca apoio para abrir CPI do SAAE em Linhares

O vereador de Linhares Ronald Passos, o Roninho, tem conversado com diversos vereadores e tenta conseguir apoio dos colegas parlamentares, para após o fim do recesso parlamentar que termina dia 02 de fevereiro, seja instalado uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para que se seja feito uma fiscalização aprofundada na autarquia do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares o (SAAE).

Falta de água em pleno verão

De acordo com o vereador Roninho, a motivação de instalar uma (CPI) na Câmara de Linhares, é para dar uma resposta urgente para população, sobre a maior crise de falta de abastecimento de água da história de Linhares, principalmente agora em pleno verão.

Falta de gestão e planejamento

“É inadmissível uma cidade com mais de 70 lagoas, a população de quase todos os bairros sofrerem com falta de abastecimento de água em suas casas, nada justifica uma situação dessas. A única conclusão que podemos tirar é que a atual gestão do prefeito Bruno Marinanelli, cujo o grupo político que ele faz parte e que já administrou a cidade por cinco mandatos contando com o atual, nunca fez os investimentos necessários no SAAE para atender o desenvolvimento e crescimento da cidade, é um atestado de incompetência, falta de gestão e planejamento, essa é a marca da atual administração de Linhares”, disse Roninho.

Instalação da CPI

Para que seja instalado uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal de Linhares, são necessários o apoio de um terço dos vereadores, ou seja  6 vereadores precisam assinar a instalação da (CPI), para que ela seja aprovada, nomeados ou eleitos os componentes e iniciarem os trabalhos.

Poderes da CPI

Após a instalação da (CPI), seus membros ganham poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, para apurar um fato determinado e por prazo certo.

Instalada a CPI, seus membros podem convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos e determinar diligências, entre outras medidas. Ao final dos trabalhos, a comissão envia o relatório à Mesa Diretora, para conhecimento do Plenário, com os relatório e conclusões.

O relatório poderá concluir pela apresentação de projeto de lei e, se for o caso, suas conclusões serão remetidas ao Ministério Público, para que promova a responsabilização civil e criminal dos infratores.

CPI do SAAE

Ainda segundo o vereador Roninho, pelas conversas que tem mantido até agora com alguns vereadores, ele acredita que conseguirá o apoio para a instalação da CPI.

“Não podemos ver a população de Linhares sofrendo a vários anos por este mesmo problema e com ele se agravando ano a ano sem fazer nada. Temos que tomar uma providência urgente e forte, para que os responsáveis por fazer tanta gente sofrer em Linhares sejam responsabilizados judicialmente, e vejo que só conseguiremos isso, instalando a CPI, por isso tenho conversado e buscado o apoio dos meus colegas vereadores. Com a CPI, vamos investigar os contratos, os valores arrecadados com a cobrança dos talões de água e a taxa de esgoto, e se estes recursos estão sendo gastos em benefício da população ou não.

Vídeos viralizam nas redes sociais

Em Linhares onde a cidade é famosa por ter catalogada mais de 70 lagoas, com as maiores delas próximo aos centros urbanos, se tornou comum circular nas redes sociais, vídeos gravados pela população mostrando tristes cenas, onde donas de casa mostram torneiras secas, sem ter água para fazer comida, lavar roupa os as vasilhas.

Em outros casos que também já virou rotina na cidade, várias pessoas se desesperam ao chegarem do trabalho e não terem água para tomar um banho.

“Isso é desumano, não vou ver esta situação de braços cruzados, por isso vou buscar o apoio dos meus colegas vereadores para instalação da CPI, para que os culpados por tudo isso que está acontecendo em Linhares sejam responsabilizados perante a justiça”, finalizou o vereador Roninho.