Vereador promove Audiência Pública para debater violência sexual contra crianças

Atualmente Linhares ocupa o triste 4° lugar, no ranking das cidades com os maiores números de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes do Estado do Espirito Santo. Preocupado com esses números alarmantes e a falta de políticas públicas para combater este tipo de crime no município, o vereador Ronald Passos Pereira, o Roninho (DC), irá realizar a segunda Audiência Pública para debater o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e elaboração de ações e políticas públicas para conscientização da população sobre o tema.

A audiência que será aberta ao público, será realizada na próxima quarta-feira (18), às 18h, na Câmara Municipal de Linhares e contará com a participação de palestrantes, que já trabalham no enfrentamento a esta violência praticada contra nossas crianças e adolescentes, e que trarão números e propostas para combater este crime hediondo.

A informação do 4° lugar que Linhares ocupa, no ranking das cidades com maiores casos de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, são divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo com base no ano de 2021.

No dia 18 de maio, também é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data criada em homenagem a Araceli Crespo, uma criança de 08 anos, moradora do município de Vitória, capital do Espírito Santo, que, no ano de 1973, foi drogada, espancada, estuprada e morta.

Suspeitava-se que os envolvidos eram membros de famílias importantes do Estado, porém a impunidade se estabeleceu e os assassinos de Araceli jamais pagaram pelo crime.

“Casos como o desta criança ocorrem todos os dias, inclusive, na cidade de Linhares, basta voltarmos ao ano de 2018 que nos recordaremos dos irmãos Joaquim e Kauã, tendo eles na época, 03 e 06 anos de idade. Mesmo dentro da própria casa, essas duas crianças foram estupradas, espancadas e queimadas vivas, então não podemos ver casos como estes e não fazer nada para combater este tipo de crime.

Está na hora da sociedade linharense acordar e se mover, pois a realidade que assistimos nos jornais de todo o Brasil é a mesma que muitas crianças da nossa cidade passam todos os dias”, disse o vereador Roninho.

Palestrantes:

 Estarão presentes para palestrar sobre o tema, o advogado Lucas Scaramussa, linharense, graduado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo e pós-graduado em Direito. Além disso, já foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil e é Professor no Ensino Superior em Direito das disciplinas de Direito Ambiental e Urbanístico, Direito Penal, Direito Processual Penal e do Núcleo de Práticas Jurídicas, tendo lecionado na Faculdade Pitágoras Unidade Linhares, na Faculdade de Ensino Superior de Linhares – FACELI e no Instituto Vale do Cricaré na Cidade de São Mateus.

A audiência também contará com a presença do pastor Nelson Junior que junto de sua esposa, Angela Cristina, são conselheiros de casais desde 1998 e trabalham com jovens e adolescentes desde 1995. Escritor com mais de 150 mil livros vendidos e mais de 50 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, o casal é idealizador da Campanha Eu Escolhi Esperar, com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais.

Por fim, como representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Linhares, irão palestrar também as senhoras Michelle Oliveira e Camila Gomes de Souza, ambas são Técnicas de Referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Linhares (CREAS) no seguimento Criança e Adolescente.

 Serviço

Audiência Pública: Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Data: 18 de maio

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal de Linhares

Endereço: Av. José Tesch, 1021 – Centro.

Mais informações: (27) 99867-3324

Organização: Vereador Roninho Passos