Vereador diz que Decreto do Prefeito Zanon vai falir município de Linhares
Na Sessão Ordinária desta Terça Feira (07), o Vereador Rogerinho do Gás, usou a tribuna da Câmara Municipal, para propor ao Prefeito Municipal, Guerino Zanon, a ampliação dos horários de atendimento do comércio em geral.
Segundo o vereador, no município de Linhares já foram editados diversos decretos estabelecendo horários de atendimento alternado e reduzido. Porém, os números de casos continuam aumentando.
Rogerinho ainda disse, “Para se ter o panorama real do aumento agressivo do covid.19, basta analisar que no dia 06 de maio, tínhamos 53 casos confirmados, sendo que após 60 dias, em 06 de julho, já são 2.446 casos confirmados”.
De acordo com o Vereador é inegável que muitas pessoas têm contribuído para esse aumento de casos do Covid, porque não respeitam o isolamento, nem as medidas de segurança.
Por outro lado, hoje o comércio está agonizando porque não está tendo como se manter com o horário reduzido. Aliás, muitas empresas não continuarão com suas atividades em razão dos efeitos econômicos sofridos por tais medidas restritivas.
Inegável ainda que muitas medidas administrativas contra o comércio em geral tem gerado mais confusão da sistemática de abertura do que propriamente soluções de redução do contágio do covid-19.
A categoria de comerciantes precisa ser ouvida pelos setores públicos, pois já amargam meses sem adoção de medidas eficazes contra o covid-19.
Rogerinho sugeriu que se estudasse, num ambiente técnico, se a abertura do comércio em horário até mais ampliado não seria uma opção a ser lançada, uma vez que haveria menos aglomeração de pessoas e, consequentemente, menos formação de filas.
Uma das proposições do vereador, foi no sentido de promover a abertura do comércio em geral, em horário ampliado de segunda a sábado, sendo rigorosamente cumpridas as exigências sanitárias.
O vereador ainda afirmou, que não vê portanto, que a solução seja o fechamento do comércio em dias isolados, e em outros dias da semana seja autorizada aglomeração absurda de pessoas.
Outras medidas devem ser sim estudadas, sob pena de um real colapso no sistema de saúde. E para tanto é preciso que todas as autoridades estejam unidas no propósito de criar forças para unificar as decisões e acompanhar os efeitos de cada uma delas, de modo que o enfrentamento do covid-19 seja uma realidade e não uma mera utopia. Cabe salientar, por fim, que após a sessão foi comunicado que no boletim já constava um aumento para 2.647 casos, revelando a verdade das palavras de Rogerinho.
Nota da Prefeitura
“A Prefeitura de Linhares informa que, de acordo com o novo Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo, o Município foi classificado como Risco Alto para o novo coronavírus.
Diante deste novo cenário, o Município adota medidas de prevenção à pandemia em conformidade com a Portaria 100, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Dentre estas medidas, o funcionamento do comércio local, que deverá abrir as portas sob regime de revezamento, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e ficando fechado aos sábados e domingos.
A Prefeitura ressalta, ainda, que cumpre a Notificação Recomendatória do Ministério Público Estadual nº 2020.0005.4688-50, de 22 de abril de 2020, que determina que o Prefeito de Linhares se abstenha de expedir/publicar decretos municipais que contrariem e/ou flexibilizem normas previstas nos Decretos Estaduais.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).”