Verão: Consumo de água aumenta em até 20% em Linhares e cuidados devem ser redobrados nas residências

No Verão, o consumo de água aumenta em até 20% em Linhares e o desperdício pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) chama atenção para o consumo consciente, tanto das pessoas que vão passar a estação mais quente em casa, quanto das que vão para os balneários.

O diretor do Saee, Waldiney Siqueira, dá algumas dicas para evitar o desperdício durante as atividades de rotina e aproveitar a estação.

“Mesmo que o calor esteja excessivo evite tomar banhos prolongados, assim como utilizar a mangueira para lavar calçadas e veículos. O reuso da água da máquina de lavar roupas, por exemplo, além de evitar o desperdício contribui para a economia desse recurso hídrico que tem se tornado cada vez mais escasso. Bons hábitos devem ser praticados todos os dias”, alertou o diretor.

Verifique também se a descarga não está vazando (bacia sanitária); faça a manutenção da boia na caixa d’água (vaza pelo extravasor);

  • Desligue a torneira enquanto se escova os dentes, faz a barba ou lava as louças;
  • Certifique-se que todas as torneiras e registros estejam bem fechados e com sua vedação em dia;
  • Fique atento à descargae se ela não está desregulada, além de evitar apertar o botão por um longo período de tempo; evite lavar uma peça de roupa por vez.

Outra orientação importante é manter as caixas d’água sempre cheias, pois a reservação de água se faz necessária a fim de evitar problemas com a falta dela.

Para saber qual tamanho de caixa ideal para residência é só calcular o número de usuários (moradores) e multiplicar por 150 litros/dia. Vale ressaltar que os projetos hidrossanitários devem ser analisados por profissionais habilitados. 

Grupo Geradores instalados

Para garantir o abastecimento de água no Pontal do Ipiranga e em Regência, caso falte energia elétrica, o Saae instalou na última quinta-feira, dia 30, Grupos Geradores. O sistema será reforçado até o Carnaval, já que no Verão os dois balneários são os que recebem maior número de pessoas em Linhares. 

Chuveiros nas praias

Os três balneários de Linhares contam com 12 chuveiros instalados e que já receberam manutenção pelo Saae. Os equipamentos estarão disponíveis para uso gratuito até o Carnaval.

No Pontal do Ipiranga tem 12 chuveiros, Regência quatro e, em Povoação são três. A autarquia conta com a colaboração de todos quanto à conservação e ao desperdício de água.