Sites Radar Capixaba e Norte Noticia estão bloqueados nos computadores da Prefeitura e Câmara Municipal de Linhares

No dia de ontem 7 de junho, foi comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa, infelizmente aqui em Linhares, os dois maiores poderes públicos municipais que deveriam garantir e lutar por esta liberdade, já que a Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia.

Mas por inacreditável que parece, durante todo o dia de segunda-feira 6 e ontem dia 7, recebemos dezenas de mensagens e fotos de servidores tanto da Câmara Municipal, quando da prefeitura, demostrando e relatando que não estavam conseguindo acessar os portais de noticia Radar Capixaba e Norte Noticia.

Postura que cheira a “autoritarismo”

Casos como estes só são vistos em países ou regimes autoritários ou ditatoriais, onde a primeira atitude dos que detém o poder e não aceita opiniões diferentes das deles ou não aceitam serem criticados é perseguir ou calar os veículos de comunicação independentes, como aparentemente estamos vendo acontecer em Linhares.

A quem interessa calar a Imprensa?

Coincidência ou não, o bloqueio dos sites Radar Capixaba e Norte Notícias, em repartições públicas do município de Linhares, aconteceram 15 dias após, estes dois portais de notícias, divulgarem que dois ex-membros do MIL (Movimento de Inteligência Linharense), faziam parte dos quadros dos servidores comissionados da Câmara Municipal, onde até a presente data, o senhor Arilson Prando Santiago, ex-presidente do movimento, está nomeado como Diretor Geral da Câmara, recebendo R$ 8.331,00 (oito mil, trezentos e trinta e um reais).

Este fato só foi divulgado, por que, os membros do MIL (Movimento de Inteligência Linharense), enquanto em atividade, protocolaram um Projeto de Lei na Câmara de vereadores, propondo que os vereadores recebessem um salário mínimo fixado em R$ 998,00. (novecentos e noventa e oito reais). 

Reação do Presidente da Câmara

Após a divulgação da matéria, o presidente da Câmara Municipal vereador Roque Chile (PSDB), usou a tribuna da Câmara para atacar e tentar desqualificar os trabalhos dos dois portais de notícia que divulgaram o caso, e defender seus diretores como pessoas “extremamente qualificadas” para o cargo que foram nomeados.

 Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil

Essa data deve ser comemorada por cidadãos que são os maiores beneficiados da livre circulação de informação.

O Imprensa no Dia da Liberdade de Brasil é comemorado no dia 7 de Junho. Essa liberdade é relacionada ao direito que qualquer profissional de mídia tem de fazer com que as informações circulem livremente, pois esse é um pressuposto acima de tudo da democracia, regime político que norteia o nosso país nos dias atuais.

A censura, contrária a liberdade de imprensa, é comum aos governos que funcionam como ditaduras, limitando as possibilidades da mídia em prol de seus próprios interesses.

O trabalho árduo da imprensa mesmo em momentos nem tão favoráveis à liberdade é o que possibilidade que tenhamos o nosso direito de escolha e o nosso libre arbítrio preservado, ainda que o estado de calamidade esteja ao redor, como no caso de coberturas de guerra.

Desde 1988 a liberdade de imprensa é assegurada pela nossa Constituição e desde o fim da ditadura os seus profissionais se mantém vigilantes e atentos a qualquer iniciativa de calar os seus agentes, pois a eles cabe o dever de informar a população, algo que temos o direito e que precisamos para seguir os caminhos que desejamos enquanto nação, sejam eles quais forem.

Resposta da Câmara Municipal

Enviamos e-mail tanto para prefeitura como para a Câmara Municipal, para que as mesmas se posicionassem sobre a denúncia feita pelos servidores.

Até o fechamento desta manteria a prefeitura não se manifestou.

Já a Câmara, por meio da sua assessoria de comunicação enviou uma pequena nota que publicaremos na integra.

Nota:

Segue a resposta da empresa Linhares Online a respeito do caso:

“O que houve é que a Linhares Online está com problema de roteamento para sites que estão na Florida, nos Estados Unidos. E que não existe nenhum bloqueio por parte da Prefeitura”.

Curiosidade

A maioria dos portais de notícias e todas as redes sociais, tem suas hospedagens feitas no exterior, casos do Facebook, Instagran, YouTube, ou sites como a CNN, The New York Times, entre outros.

Curiosamente todos eles premassem com seus acessos livremente autorizados nos computadores da Câmara e da Prefeitura, apenas o Radar Capixaba e Norte Noticias permanecem bloqueados.