Procon de Linhares fiscaliza revendedoras de gás de cozinha

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Linhares segue realizando fiscalizações no comércio. Na manhã desta terça-feira (14), fiscais do órgão realizaram vistorias em empresas de distribuição de gás de cozinha a fim de coibir possíveis abusos nos preços.

A fiscalização apontou que, em média, o botijão de gás de cozinha em Linhares está sendo comercializado entre R$ 65 e R$ 70 reias. A ação continua nesta quarta-feira (15).

Na ação desta terça-feira, os fiscais do Procon visitaram seis pontos de venda. Quase todos foram alvo de denúncias no procon. Durante as vistorias, o Procon exigiu que as empresas apresentem as notas fiscais de compra do gás dos últimos 90 dias, para que seja verificado o preço da mercadoria e comparado ao valor de venda. O prazo para que as empresas entreguem os documentos é de cinco dias úteis.

Conforme o diretor do Procon, Geraldo Roza, esta é mais uma medida de enfrentamento à crise causada pelo impacto econômico da pandemia do Coronavírus. “Na média, percebemos que em Linhares os preços estão controlados, mas só será possível confirmar após a verificação das notas, ou seja, após os próximos cinco dias faremos esse balanço. E em caso de confirmação do preço abusivo, a empresa será autuada”, afirmou.

De acordo ainda com Geraldo, nesta primeira visita o objetivo dos fiscais é o de orientar, prevenindo para que o comerciante se conscientize e o abuso do preço não aconteça na cidade. Mas a ação também é corretiva, já que durante a fiscalização, se algum comerciante for flagrado cometendo o abuso, poderá responder por crime contra a economia popular. “Estamos atentos e continuaremos essa fiscalização. É um trabalho necessário neste momento de pandemia”, reforça o diretor do Procon.

Procon de Linhares

– Devido a pandemia do novo coronavírus, o Procon está fazendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, por meio do telefone 27 3372-2129, e do site www.procon.es.gov.br.