Prefeitura anuncia a compra de mais 5 mil testes rápidos antígenos e amplia diagnóstico de coronavírus
Esses 5 mil testes quase triplica as aquisições de diagnóstico feitas pelo Município, que já havia comprado 3 mil testes em abril com recursos próprios do Município. Os testes são do tipo Ag-antígeno, que identifica o vírus logo no início dos sintomas, já a partir do terceiro dia de contágio.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, explica que aquisição de 5 mil testes rápidos permitirá mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus no Município, além de eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção. Guerino ressalta que Linhares é o Município que mais realiza testes no Espírito Santo.
“É mais um esforço da Prefeitura de Linhares no sentido de ampliar a testagem e também a rede de coleta, que foi ampliada às unidades de saúde, para exames de coronavírus”, afirmou o prefeito.
“Linhares tem trabalhado com a estratégia de ampla testagem, uma das maiores do Espírito Santo e do País. Isso nos permitirá fazer barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. “Os testes rápidos são fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença”.
“As pesquisas sorológicas ajudam na investigação de um surto em andamento e na extensão da epidemia em uma determinada região do Município”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Jacklene Ramos.
“Essa ferramenta para auxílio no diagnóstico ajuda a manter a indicação do isolamento de pessoas com síndromes gripais, autoriza retorno de profissionais às atividades laborais e traça um perfil da fração da população para subsidiar políticas públicas”, destacou.
Mais de 1,6 testes realizados
Dos 3 mil primeiros testes adquiridos pela Prefeitura, 1.640 já foram realizados em pacientes do Município, com 528 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.