Poder, conflitos e soluções

Sempre aprendi que um mau acordo é melhor que uma boa briga. A Guerra entre Rússia x Ucrânia pode ter consequências desastrosas para a humanidade. Precisamos buscar uma solução urgente.

A reação da Otan-EUA com fornecimento de armas, recursos para ciberataques e aplicação de pesadas sanções contra Rússia pode afetar o mundo.

As consequências serão o agravamento da guerra e uma crise econômica mundial, marcada por aumento da fome e inflação mundial, sobretudo, de alimentos, dada a importância dos setores de trigo e fertilizantes.

De outra parte, sabemos que os russos estão próximos de cercar a capital Kiev. Seus objetivos são impedir a expansão militar da Otan-EUA por motivos equivalentes à crise dos mísseis em Cuba. Precisamos ser realistas. A segurança de um país é afetada por armas e poder, dentro e fora do território nacional.

O governo da Ucrânia reage convocando a população civil a participar do enfrentamento contra uma potência nuclear. Isso pode parecer valente e patriótico, mas é inconsequente e desumano.

O risco da escalada da violência, das mortes de civis, da destruição de infraestrutura que garante a vida é grande. Sem citar a hipótese de uma catástrofe nuclear.

Portanto, defendo o diálogo, a busca por acordos para uma negociação de paz urgente. Apoiamos o Itamaraty e temos certeza que o governo do Brasil e o Congresso Nacional vão se empenhar nos fóruns internacionais para salvar vidas e diminuir o sofrimento dos povos atingidos pela guerra.

 

Neucimar Fraga é deputado federal (PSD-ES)