No dia Mundial das Águas vereador denuncia descaso da prefeitura com lagoas de Linhares
Na noite de ontem 22 de março, dia que se comemorou o Dia Mundial da Água, o vereador Roninho Passos (DC), durante a transmissão da sessão da Câmara Municipal de Linhares, usou a tribuna para fazer duras críticas à atual gestão do prefeito Guerino Zanon (MDB), pela total falta de um plano de políticas públicas voltada para a proteção, manutenção e despoluição das lagoas urbanas de Linhares.
Em sua fala, onde foi exibido fotos das lagoas cobertas de vegetação aquática e por milhares de peixes mortos por causa da poluição, o vereador disse, que desde o primeiro mês do seu mandado, que teve início em janeiro do corrente ano, ele protocolou um requerimento na Câmara e também nas Secretarias de Obras e Meio Ambiente, cobrando um posicionamento das referidas pastas, se existe hoje, algum trabalho, projeto ou estudo elaborado pela gestão municipal, para despoluição e preservação das lagoas de Linhares, segundo o parlamentar, até agora não recebeu nenhuma resposta satisfatória e nada tem sido feito, trazendo prejuízos incalculáveis para a população de Linhares.
“Linhares 100% de esgoto tratado”
“Em Linhares se prega que a cidade tem 100% de esgoto tratado, mas eu acredito que não temos nada disso, as imagens falam por si, em nossas lagos só vemos isso, poluição, peixes mortos e um total abandono por parte da gestão municipal em relação a despoluição das nossas lagoas, que é um patrimônio de valor incalculável que temos e está nesta situação que todos nós sabemos.
Todas as semanas são dezenas de fotos e vídeos de imagens de esgoto, lixo e peixes mortos nas lagoas dentro da área urbana de Linhares, mas nada é feito” alfinetou Roninho.
Licitação para o Bairro Lagoa do Meio
Em outro trecho, o vereador fala que através da Secretaria de Obras, foi informado que existe uma licitação para despoluição e manutenção das margens da Linha Verde que se localiza no bairro Lagoa do Meio, área onde mora parte da classe média alta da cidade e onde tem recebido grandes investimentos de manutenção na parte da lagoa que contorna o bairro.
“Fiz um oficio pedindo uma resposta quanto a essa situação, e a resposta que eu recebi é que existe um processo de licitação que está correndo, para despoluição e manutenção da Linha Verde no entorno do bairro Lagoa do Meio. Ai eu pergunto: E o Interlagos? E o bairro Araçá, o Aviso, o Shell, será que esses bairros não merecem atenção? Ou será que esses bairros não fazem mais parte de Linhares?
Por que na hora de pagar imposto e (IPTU) são esses bairros que pagam a maior fatia do bolo, mas na hora de receber as obras eles estão ficando de fora, então deixo aqui o meu recado, vou usar essa tribuna quantas vezes for necessário para cobrar o cuidado e a atenção que nossas lagoas e as famílias que vivem ao entorno delas merecem, se preciso for, vou ao Ministério Público denunciar esse crime ambiental que alguns fingem não ver, não vou me cansar de cobrar e nem desistir”, disse o vereador.