Mais guardas na orla e ações de segurança nos bairros

O ano de 2022 de Vila Velha começou com um réveillon exemplar. Festa marcante, com queima de fogos inédita, ampla presença da Guarda Municipal na orla e nenhum registro de ocorrências na cidade.

O mês de janeiro ficou marcado ainda pelo reforço do patrulhamento na orla e ações específicas e integradas dentro dos bairros.

A maior presença dos guardas foi permitida pela nova legislação, que prevê pagamento de Gratificação por Serviço Ordinário, que remunera os guardas que se candidatam a trabalhar no período de folga.

Na orla, foram 640 guardas municipais a mais durante os 30 dias. Foram realizadas ainda quatro ações Madrugada Azul, seis ações Bairro Azul e apoio às Operações Estado Presente. Também foi posta em prática a Operação Saturação, integrada com 13ª CIA, 17ª CIA e BPTRan.

Os números do mês comprovam a efetividade da medida. Neste período, foram 79% mais ocorrências registradas pelo operacional, 30 veículos recuperados, grande quantidade de dinheiro, droga e armas de fogo apreendidos.

Todas estas ações também estão em andamento no mês de fevereiro, de acordo com os indicadores e dados de segurança pública na cidade.