Jaguaré realiza caminhada de conscientização contra violência ao idoso

Junho é marcado pela cor violeta em alusão ao mês de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaguaré, por meio dos seus equipamentos, realizou nessa última quarta-feira, 14 de junho, uma caminhada visando a conscientização e alerta sobre à violência contra a pessoa idosa.

A Concentração teve início em frente à praça Nicolau Falchetto, e seguiu até o Centro de Convivência Marcelina Coco, no bairro Seac. A tarde foi marcada com palestras da promotora de Justiça, apresentação das equipes envolvidas no serviço social do munícipio, uma instituição bancária explicando como evitar os riscos de golpes financeiros contra os idosos e contou com a presença do vereador Elizeu Ribeiro, representando a Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaré.

A promotora de Justiça, Graziella Maria Deprá Bittencourt, esteve presente explicando quais tipos de violências o município apresenta e como o Ministério Público age em defesa do idoso.

“A Promotoria de Justiça, cuida da defesa dos direitos assegurados aos idosos, principalmente daqueles que se encontram em situação de risco, buscando o respeito e a garantia dos seus direitos no que toca à saúde, ao transporte, à habitação, aos maus-tratos e ao abandono.

Aproveitando a oportunidade, a promotora destacou os meios para realizar uma denúncia. “Atualmente usamos o disque 100 para denúncias quando a pessoa prefere não se identificar, mas se caso for em flagrante pode ser acionada a Polícia Militar de seu município, ou registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil”.