Economia

Interlagos lidera cenário empreendedor em Linhares, onde mais de 84% atuam fora do Centro

Um levantamento realizado pela secretaria municipal de Finanças e Planejamento de Linhares em parceria com Sebrae-ES, apontou que o município apresenta crescimento diversificado com forte presença de Microempreendedores Individuais (MEIs) e atuação concentrada no varejo local.

O levantamento sobre o perfil empresarial do município revelou que 84,30% destas empresas estão localizadas fora da região central da cidade. Dos 24.060 empreendimentos ativos, 20.278 funcionam em bairros, confirmando uma tendência de descentralização econômica e de expansão dos negócios em regiões urbanas menos tradicionais.

O bairro Interlagos lidera entre os que concentram o maior número de empresas fora do Centro, com 3.753 registros. Em seguida, aparecem o bairro Novo Horizonte, com 1.355 empresas, e o bairro Aviso, com 1.265.

Comerciantes otimistas

De acordo com o empresário Marco Aurélio Pedroni, proprietário de seis empreendimentos no Interlagos, investir no bairro vai além da visão de futuro é uma garantia de bons negócios.

“Até alguns anos atrás, todos os comerciantes ou empresários sonhavam em investir e ter uma loja no Centro da cidade. Hoje, vejo que essa realidade está mudando. O Interlagos é o maior e mais populoso bairro de Linhares. Por isso, concentrar investimentos aqui é estratégico. Temos um público consumidor fiel, crescimento urbano acelerado e uma demanda constante por serviços e comércio de qualidade. Acredito que o futuro dos negócios em Linhares está cada vez mais fora do Centro, e o Interlagos lidera essa transformação.”

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico comemora o crescimento nos bairros

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot, esse crescimento no total de MEIs ativos no município, sobretudo nos bairros, é reflexo das mudanças no mercado de trabalho na direção do empreendedorismo e das ações da Sala do Empreendedor de Linhares em incentivar os moradores na busca de novas oportunidades.

“Essa é uma das maneiras de deixar de trabalhar na informalidade e de se regularizar no mercando tornando-se um Microempreendedor Individual. A formalização é o melhor caminho para o MEI entrar de forma segura no mundo dos negócios. O

empreendedor que se formaliza tem inúmeras vantagens em relação à pessoa que trabalha na irregularidade, conseguindo ter o CNPJ, o que facilita abertura de conta bancária, pedido de empréstimos, entre outros pontos. Enquanto gestores públicos, nosso papel é fomentar a economia e criar oportunidades para as empresas crescerem no mercado”, destaca o vice-prefeito.

Expansão empresarial fora do Centro

Os dados reforçam a importância crescente dos bairros fora do Centro de Linhares como polos econômicos autônomos, sustentados por empreendedores de pequeno porte e diversidade de setores.

O cenário aponta para uma cidade em transformação, com economia descentralizada e conectada às novas demandas urbanas.

O levantamento também destaca o porte das empresas no município. O grupo de Microempreendedores Individuais (MEIs) representa a maioria absoluta, com 13.341 registros, mais da metade de todas as empresas ativas.

Na sequência, vêm as Microempresas (ME), com 6.876, e outras categorias diversas (empresas de médio e grande porte), com 2.197. As Empresas de Pequeno Porte (EPP) ocupam a quarta posição, com 1.645 registros.

Em relação aos segmentos de atuação, o comércio varejista é o mais representativo na economia local, seguido pelo setor de fabricação e pela representação comercial. Essa composição demonstra a predominância de atividades ligadas ao consumo cotidiano, mas também uma base produtiva ativa e crescente.

Sala do Empreendedor de Linhares

A Sala do Empreendedor de Linhares foi criada para facilitar, agilizar e desburocratizar o processo de formalização e crescimento de pequenos negócios.

É um espaço onde o cidadão recebe orientações sobre como abrir ou regularizar sua empresa, tirar dúvidas sobre o MEI (Microempreendedor Individual), acessar linhas de crédito, fazer consultorias e até participar de cursos e palestras sobre gestão e inovação.

Além disso, o local também é ponto de atendimento da Receita Federal, oferecendo suporte para serviços como regularização do CPF e aumento de nível da conta gov.br, essencial para acessar plataformas e benefícios do governo federal.

A Sala do Empreendedor, fica no segundo andar do Sindicato Rural de Linhares, no centro da cidade. O telefone é o 27 98132-1133.