Empréstimos irregulares na mira do Procon da Serra

O Procon da Serra está em diálogo com o Ministério Público e com Procons de outros municípios para articular medidas contra os empréstimos consignados não solicitados, que têm atingido na maior parte das vezes idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A diretora do Procon da Serra, Janaína Ferreira, explica que o departamento tem registrado reclamações de consumidores que só descobrem os empréstimos consignados quando já estão ocorrendo os descontos.

“É importante que os idosos fiquem atentos aos extratos bancários e caso vejam algum valor a mais que não saibam de onde surgiu, procurem imediatamente o Procon da Serra”, alerta a diretora.

Como algumas instituições bancárias não têm atuado com celeridade para solucionar o problema, o Procon da Serra e outros departamentos de defesa do consumidor da Grande Vitória e do interior do estado mobilizaram o Ministério Público para informar o problema e buscar soluções para evitar novos casos e ressarcir os consumidores lesados.

A primeira reunião com o MP aconteceu em 31 de maio. O segundo encontro foi realizado na última quinta-feira (10), reunião que contou com a participação de representantes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Reclamações em 2021

Em 2021, o Procon da Serra recebeu 361 reclamações de bancos comerciais e 99 de instituições financeiras. Somados, os dois assuntos representam mais de um quarto das 1.733 reclamações recebidas pelo órgão.

“Um número considerável de reclamações é referente aos empréstimos consignados não solicitados, que atingem principalmente idosos, muitos dos quais que não sabem verificar as movimentações bancárias e por isso acabam sendo mais vulneráveis”, destaca Janaína Ferreira.

A diretora do Procon da Serra orienta as pessoas que se sentirem prejudicadas a tirar as dúvidas pelo telefone (27) 3252-7243 ou agendar atendimento pelo link http://agendamento.serra.es.gov.br/. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3252-7242.