Educação reduz índice de abandono escolar na capital em parceria com Unicef
Em um evento virtual que reuniu gestores e profissionais de diversas áreas da Prefeitura de Vitória, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou os dados relacionados à educação pública da capital, na última quarta-feira (16).
Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) firmou uma parceria com a instituição para fortalecer o enfrentamento à exclusão escolar no município, através da plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020.
Os números sobre abandono escolar foram reduzidos em toda a cidade: de 0,95%, em 2016, para 0,79%, em 2019. As regiões que apresentavam as maiores taxas de abandono escolar obtiveram significativas melhoras. Santo Antônio passou de 1,7% para 0,84%; Jucutuquara, de 1,14% para 0,63%; São Pedro, de 1,14% para 1,09%; e Praia do Canto, de 1,13% para 0,49%.
Além disso, o percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso em relação à idade baixou de 20,14%, em 2016, para 13,3%, em 2019. Essa redução resultou em 2 mil estudantes a menos com distorção idade-série no Ensino Fundamental de Vitória.
Diálogo intersetorial
Para atingir esses objetivos, houve a colaboração entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges). Foi estabelecido um diálogo intersetorial, sendo criado um plano coletivo de impacto ao enfrentamento à exclusão escolar para os quatro anos da parceria com a coordenação da Unicef.
Nesse sentido, foram realizados pela Seme diversos encontros, seminários, cursos, oficinas e processos formativos ao longo desse período.
Além disso, a Educação, com o apoio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, implementou as práticas restaurativas, realizando diversos círculos de construção de paz com estudantes, profissionais e famílias. Também foi construído um documento sobre o protagonismo juvenil para embasar as ações no ambiente escolar.
Satisfação
A secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio, agradeceu a parceria com o Unicef. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Unicef pela ajuda nos movimentos da cidade de Vitória, agradecer enormemente a essa instituição, que tem um lugar muito importante e especial para nós e para a sociedade. Com certeza, é a maior referência que temos de instituições internacionais”, destacou.
A chefe do Território Sudeste do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo, também elogiou a parceria. “Agradeço enormemente a parceria com Vitória, o compromisso e a confiança por estarem juntos conosco durante esse período”, pontuou.