Dos cinco prefeitos eleitos na Grande Vitória, quatro são estreantes no executivo e vão administrar suas cidades pela primeira vez
Repetindo os resultados do primeiro turno, onde houve grande mudança nas Câmaras de Vereadores do Espirito Santo e em várias prefeituras do Estado, neste segundo turno não foi diferente, a renovação dos Chefes do Executivo municipal, nas principais cidade da grande Vitória foi total.
Na capital Vitória, o Delegado Lorezon Pazolini (Republicanos) 38 anos, que está cumprindo seu primeiro mandato de Deputado Estadual, veio de um terceiro lugar das pesquisas no primeiro turno, conseguiu polarizar a campanha com o candidato João Coser (PT), e foi eleito com 58.5% dos votos válidos, sendo o escolhido por 102.466 capixabas, o candidato do (PT) alcançou 41.5% e obteve 72.684 votos.
Pazolini terá como vice-prefeita, a capitã da Policia Milita e companheira de chapa Estéfane Ferreira de 29 anos.
Vila Velha vitória esmagadora de Arnaldinho
Com 37 anos o vereador em segundo mandato Arnaldinho Borgo (Podemos), será a partir do dia 1º de janeiro, o prefeito dos Canela Verde, desbancando o atual prefeito Max Filho (PSDB).
Max que exerce seu terceiro mandato como prefeito da cidade, foi para o embate aberto com Arnaldinho, que fez uma campanha dura, com várias críticas a atual gestão e com o discurso de renovação.
Arnaldinho ganhou no primeiro turno e ontem dia (29) repetiu o favoritismo e a opção da população de Vila Velha, sendo eleito com uma esmagadora votação de 69.03% da escolha do elietorado, chegando ao total 138.741 votos, 76.505 a mais que o segundo colocado, que recebeu 62.236 votos, ficando com 30.97% na opção dos eleitores.
O vice de Arnaldinho será o Advogado e empresário Victor Linhalis (Solidariedade), de 34 anos.
A Serra escolhe Sergio Vidigal pela terceira vez
Experiente e liderando as intenções de votos desde o primeiro turno, Sergio Vidigal (PDT), que exerce mandato de Deputado Federal, confirmou o favoritismo e foi eleito com 111.931 votos, alcançando a preferência de 54,90% do eleitorado.
Vidigal que foi prefeito da Serra entre os anos de 1997 e 2004 e 2009 e 2012, derrotou o candidato do seu maior adversário, Audifax Barcelos (Rede), que apoiou e fez forte campanha para seu apadrinhado político e correligionário Fábio Duarte (Rede), que atingiu a marca de 45,10% da votação do eleitores, obtendo 91.931 votos.
Sérgio Vidigal tem 63 anos é médico e revezou nos últimos 24 anos o comando da prefeitura da Serra com o atual prefeito Audifax Barcelos (Rede).
Vidigal terá como vice o jovem Thiago Carreiro de 32 anos, que é formado em Tecnologia da Informação e Administração, um nome pouco conhecido no mercado político.
Em Cariacica a candidata do (PT) foi rejeitada pelos eleitores que elegeu o Deputado Estadual Euclério Sampaio (DEM)
Euclério de Azevedo Sampaio Junior (DEM), de 56 anos, será o novo prefeito de Cariacica tendo como vice Edna Luzia Furtado, de 52 anos, enfermeira que conhece bem a situação da saúde da cidade, por já ter trabalhado em diversas unidades de saúde de Cariacica.
Euclério é aposentado pela policial civil e acumula 16 anos, como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Espirito Santo, além de ter formação em Direito.
O próximo prefeito de Cariacica obteve 95.356 votos, atingindo a margem de 58.69% da preferência do eleitorado.
A segunda colocada Celia Tavares (PT), teve 41.31% dos votos, sendo a escolha de 67.111 eleitores.
Viana no 1º turno elegeu Wanderson Bueno do Podemos
Wanderson Bueno, do Podemos, mais um novato como chefe do executivo no Estado, foi eleito ainda no primeiro turno, dia (15) de novembro, com 66,36% dos votos, que em números significou a escolha de 23.907 vianenses.
Em segundo lugar ficou o candidato Cabo Max (PP), que recebeu 6.769 votos, atingindo 18,79% do eleitorado.
Wanderson Bueno de 32 anos, tem como padrinho político o atual prefeito de Viana Gilson Daniel (Podemos), de quem inclusive foi Secretário de Assistência Social, terá como vice Fabio Dias.