Defesa Civil de Jaguaré alerta para previsão de chuva intensa
A Defesa Civil de Jaguaré alerta para excesso hídrico no município, com base nas informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O órgão municipal emitiu alerta para a possibilidade de ocorrer acumulados de chuva próximos a 200 mm entre os dias 05 e 09 de janeiro. Nos últimos dois anos, o primeiro mês do ano foi o que apresentou maior média de precipitação.
Manter bueiros desobstruídos
A Coordenação de Defesa Civil do município orienta a população para evitar acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas. A infração pode acarretar o bloqueio de bueiros (bocas de lobo) evitando que a água alcance as galerias pluviais. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas começando no dia 05 e se estendendo até o dia 09 com potencial de intenso acúmulo de chuva.
“Pedimos à população para que evite depositar lixo ou entulho nas ruas. Isso é importante, pois, em caso de obstrução dos bueiros, o excesso de água das fortes chuvas não será direcionado para as galerias causando, dessa forma, prejuízos para todos. E também pedimos que fiquem atentos às informações da Defesa Civil”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, Sérgio Rubens Farias.
Contatos
Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil envia notificação pelo celular através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP do local de residência para 40199. A população também pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura de Jaguaré. Em caso de emergência, deve-se ligar para a Defesa Civil Municipal pelo número 99599-9954.
Dicas
Diante da previsão de chuvas intensas com alto poder de provocar alagamentos, enchentes, enxurradas e inundações, a população deve estar atenta e seguir as dicas da Defesa Civil:
- Fique atento às orientações transmitidas pelos órgãos responsáveis e não subestime a força da água;
- Não tente atravessar enxurradas;
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Redobre a atenção ao dirigir com tempo chuvoso;
- Não estacione veículos debaixo de árvores devido ao risco de raios e quedas;
- Se você estiver ao ar livre e perceber raios, busque abrigo em um local seguro, longe de áreas abertas e árvores;
- Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos;
- Durante ventos fortes, mantenha-se afastado de janelas e objetos que possam ser levados pelo vento;
- Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica e
- Em caso de emergências, ligue 99599-9954 (Defesa Civil Municipal), 190 (PMES), 193 (Bombeiros).