Carros de Som e comércio na mira dos Fiscais da Prefeitura de Linhares
Conforme Decreto emitido pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), os segmentos do comércio varejista de gêneros alimentícios de Linhares permanecerão fechados nos domingos e segundas-feiras no município de Linhares.
Mesmo após forte manifestação ocorrida na última quinta-feira (09), onde centenas de comerciantes, comerciários e proprietários de bares e estabelecimentos noturnos, fizeram uma grande carreata pelas principais ruas da cidade e com concentração do protesto no centro da cidade, o prefeito não voltou atrás e manteve o decreto que mantem os estabelecimentos fechados, para desespero de milhares de trabalhadores que dependem da abertura destes estabelecimentos para manterem o sustendo de suas famílias.
Carros de som
Outra categoria que também sofre pela falta de anúncios por conta da paralisação do comércio, e agora também entrou na mira da prefeitura de Linhares, são os proprietários de carro de som.
Segundo nota enviada a imprensa, a prefeitura reforçou a atuação dos veículos de som, que fazem anúncios de promoções e shows da cidade, por que segundo ela, “A medida é necessária e visa manter a ordem e o sossego público. Nosso objetivo é impedir que o som auto continue perturbando os linharenses, garantindo assim a tranquilidade e sossego de todos. Vale ressaltar que as forças de segurança estão sempre à disposição da população”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício
Chama a atenção que a fiscalização, teve início, um dia após a manifestação dos proprietários de bares, que contrataram os carros de som, para protestar contra os decretos do prefeito, que segundo alguns, já ultrapassou o razoável e suportável pela categoria.
Perseguição
Nossa reportagem entrou em contato com alguns conhecidos proprietário de carros de som que atuam em Linhares, a maioria não quis se manifestar por medo de retaliação. Mas um que falou com garantia de anonimato disse.
“Aparentemente essa fiscalização realizada um dia após a manifestação dos proprietários de bares, e que nos contrataram para protestar, enxergo como uma forma de intimidação o retaliação para nossa categoria para que não participemos de outras, já não estamos tento trabalho por causa da paralisação do comercio e quando alguém nos contrata acontece isso, achei muita coincidência”, finalizou.
Decretos
Nessa queda de braço entre prefeitura, comerciantes, proprietários de bares e trabalhadores, contra os decretos do prefeito Guerino, a segunda parte aparentemente está perdendo por goleada, então os decretos emitidos pelo chefe do poder executivo seguem assim:
Permanecem inalteradas as disposições do Decreto 717/2020, portanto:
- Os supermercados, hipermercados, atacarejo, atacado de venda ao consumidor, mercearias, açougues, autosserviços e hortifrutigranjeiros continuam fechados aos domingos e segundas-feiras;
- O comércio continua em sistema de revezamento de dias pares e ímpares, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas;
- Oexpediente na Administração Direta e Indireta do Município de Linhares permanecerá de terça à sexta-feira;
- Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e açaiterias funcionam de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, com delivery permitido aos sábados e domingos.
Na cidade corre o comentário que, os Decretos emitidos até agora, com redução de horário e dia de funcionamento para empresas e comercio, só tem servido para aumentar a aglomeração de pessoas, já que todos tem horário limitado para ir em busca de suas necessidades, totalmente o contrário do que deveria acontecer.