Anderson cresce 11,99% nas pesquisas enquanto Eleazar cai 11,31%
Três pesquisas realizadas entre os meses de abril e julho deste ano em Fundão, demonstra queda constante do pré-candidato a prefeito Eleazar Lopez (Podemos), e crescimento dos seus dois principais concorrentes para o cargo de prefeito, das eleições que serão decididas no próximo dia 06 de outubro.
Pesquisa divulgada em 18 de abril
A primeira pesquisa realizada entre os dias 17 e 18 de abril pelo instituto E. G. Saloto / E G S, e divulgadas nas redes sociais do pré-candidato a prefeito Eleazar Lopes (Podemos), apresentava os seguintes resultados.
Eleazar Lopes (Podemos) – 53,31%
Anderson Pedroni (PSD) – 23,21
Vereado Aelcio Peixoto (PL) – 6,91
Pesquisa divulgada em 4 de maio
Menos de trinta dias depois, em uma nova sondagem feita no município, e divulgada pelo site Serra Noticiário, os dados coletados entre os eleitores apresentaram os seguintes resultados na intenção de votos espontânea.
Eleazar Lopes (Podemos) – 46,67%
Anderson Pedroni (PSD) – 19,01%
Vereado Aelcio Peixoto (PL) – 5,43%
Não sabe/Não respondeu – 26,69%
Entre abril e maio, Eleazar caiu 6,64%, Anderson Pedroni caiu 4,2% e Aelcio Peixoto 1,48. Neste cenário, apesar de todos os candidatos apresentarem queda, Eleazar foi o candidato que mais perdeu votos.
Pesquisa divulgada em 20 de julho
Na terceira pesquisa divulgada pelo portal de notícias AgoraEs, no último dia 20 de julho, os números demonstram que Anderson teve um grande crescimento de 11,99% em relação a pesquisa realizada em maio, enquanto Eleazar caiu mais 4,67% das intenções dos votos.
Os dados apresentados foram:
Eleazar Lopes (Podemos) – 42%
Anderson Pedroni (PSD) – 31%
Vereado Aelcio Peixoto (PL) – 9,50%
Enquanto Eleazar, mantem queda na preferência do eleitorado, seus dois principais adversários cresceram.
Entrada de Anderson na corrida eleitoral enfraquece Eleazar
Somando as perdas das três pesquisas, Eleazar acumula uma queda de 11,31%, nas intenções de votos, quando ele sai da posição de 53,31% divulgado em abril e chega em julho com 42% das intenções de votos.
Enquanto isso, seu principal concorrente Anderson Pedroni, mantem um crescimento constante, saindo da posição de 23,21 no mês de abril, e chegando a 31% no mês de julho.
Eleazar é o único candidato que tem caído nas pesquisas
Com base nos dados coletados pelo instituto de pesquisa E. G. Saloto / E G S, Eleazar é o único candidato que tem caído nas pesquisas, isso demostrando que desde que Anderson Pedroni entrou na disputa, após a desistência do prefeito Gil (PSB) de concorrer à reeleição, a candidato do Podemos vem sofrendo uma desitratação constante na intenções de votos.
Por outro lado, os números indicam que Pedroni tem mantido um ritmo de crescimento constante, o que na avaliação de consultores políticos, demonstra que a opinião do eleitorado de Fundão tem mudado a cada consulta pública.
Na última sondagem feita na cidade de Fundão, enquanto Aderson cresceu 11,99% e Aelcio Peixoto 4,07, Eleazar caiu 4,67%.
Cenário parecido com 2020
Apesar da liderança no cénario atual, se Eleazar manter este ritmo de queda de intenções de votos como vem ocorrendo, as eleições deste ano podem repetir o cenário de 2020, quando as pesquisas realizadas EGS Consultoria, apresentava Eleazar liderando as pesquisas com 41,5% das intenções de votos, contra o atual prefeito Gil, que aparecia em segundo colocado com 38,2%, no final Gil foi eleito com 50,09%, derrotando Eleazar que ficou com 47,45% dos votos validos.
Todas as informações foram feitas com base nas postagens das redes sociais do pré-candidato Eleazar Lopez, e nos sites mencionados na matéria.