Alunos de Jaguaré participam do Programa Agrinho 2023

A Prefeitura de Jaguaré, por meio de ação conjunta da Secretaria de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/ES realizou, esta semana, ações relativas ao programa Agrinho. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações educativas que contribuam para a preservação do meio ambiente e consumo sustentável visando à formação de cidadãos conscientes.

Nesta sexta-feira, 13, o programa esteve pela manhã na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental – Emeief Adenil Massini Quiuqui, na comunidade da Japira. Alunos e servidores da escola participaram da apresentação dos personagens Agrinho e Aninha, que falaram para os alunos sobre a importância do trabalho em conjunto para incentivar boas práticas na Agricultura. O tema das ações este ano é “Criando conexões, fortalecendo o Agro”.

Consciência

A coordenadora de Projetos Educacionais da Seme, Nelnilha Silva de Almeida Viana explica que a apresentação com os personagens serve para criar uma conexão com os alunos. “Nós iniciamos dizendo que temos uma surpresa pra eles, que eles já conhecem, ou já ouviram a história. É quando entram em cena o Agrinho e a Aninha, que fazem uma abordagem sobre o tema do ano”, ressalta.

A participação dos personagens causa impacto muito positivo nas crianças que facilmente compreendem a mensagem. “Dessa forma podemos contribuir para despertar a consciência cidadã, ambiental e de empreendedorismo nas crianças”, destacou Nelnilha, que lembrou também que “tudo isso é possível porque a Prefeitura investe e estimula os profissionais da Educação em ações inovadoras”, concluiu.

À tarde, foi a vez dos alunos da escola Emeief Vargem Grande receberem a palestra dos personagens Agrinho e Aninha. Em 2022, dois alunos da Emeief Adenil Quiuqui foram premiados com bicicletas, no programa.

Os concursos são realizados nas categorias Produção Textual, Desenho e Educação Especial. Este ano participam as Emef’s Cipriano Cocco e Novo Tempo, a Ecorm Giral, a EPM São Sebastião do Zanelato e as Emeief’s Patrimônio Altoé, São João do Estivado, além da Adenil Quiuqui e Vargem Grande.

O Programa Agrinho

O objetivo do Programa Agrinho é desenvolver ações educativas, com ênfase em cidadania, saúde e preservação do meio ambiente. Outro foco é a educação para o consumo sustentável colaborando para a formação de cidadãos conscientes. Realizado anualmente, as escolas que se inscrevem incentivam os alunos a desenvolver trabalhos em texto e desenhos. São escolhidos dois trabalhos que vão para avaliação final do Senar. As escolas devem entregar os trabalhos até o dia 15/09 e o resultado final e cerimônia de encerramento será realizado no dia 10 de novembro.