Meio Ambiente

Ação abre ‘boca da barra’ na Lagoa Monsarás, em Povoação, para escoar água da cheia do Rio Doce

Na tarde de ontem (28), por ordem da Prefeitura Municipal de Linhares, a ‘boca da barra’, na Lagoa do Monsarás, em Povoação, no litoral de Linhares, que é onde a lagoa deságua no mar, foi aberta.

A medida é uma ação conjunta entre o Sindicato Rural Patronal de Linhares e as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos, a pedido de moradores e produtores rurais da região.

A ação vai servir para dar vazão à água da cheia do Rio Doce e não ficar estancada, além de impedir que a água invada estradas, e cause alagamentos em residências da localidade. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, o canal comporta com segurança o volume de água.

“É uma medida paliativa para eliminar o mais rápido possível a água que está acumulada devido à cheia do Rio Doce”, disse o secretário.

Mesmo sendo necessária, a ação todas as vezes que é colocada em pratica causa muita insatisfação principalmente por parte de ambientalistas.

Foto: Zenilton Custodio. Um morador de Povoação, fez a seguinte observação em sua rede social.

“Abertura da boca da barra da lagoa Monsarás, em Linhares. Produtores rurais adotam a medida, de forte impacto ambiental, para livrar suas lavouras e pastagens das enchentes. Toneladas e mais toneladas de peixes de várias espécies morrem ao entrar em contato com a àgua salgada. A comunidade de Povoação invade a praia para catar os peixes que são lançados na areia.

Trata- se da mais radical intervenção humana ambiental do ES. A intervenção, que acontece pelo menos uma vez por ano, foi autorizada depois de uma demorada negociação que envolveu produtores rurais, Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Linhares, Ibama e Iema”.