Politica

Considerado traidor pelos Bolsonaristas, Senador Fabiano Contarato se filia ao PT e é incentivado a concorrer ao Governo pela militância

Como esperado e já a muito anunciado, o senador pelo Espírito Santo Fabiano Contarato, se filiou na última sexta-feira (28) ao Partido dos Trabalhadores (PT).

A cerimônia de filiação que contou com muitas manobras, hora afirmando a presença do ex-presidente e ex-presidiário Lula na cerimônia de filiação do novo membro da sigla, para depois falar que sua vinda ainda não estava definida.

Esse disse me disse, deixou perdida até mesmo a militância do partido, que até nos últimos dias, não tinham certeza sobre a presença ou não, da eterna e maior liderança do (PT) em solo espírito-santense.

Tirando todo o jogo de cena para lançar holofotes em mais uma filiação de um candidato a outro partido, o que se confirmou no final, é o que a muito tempo se observa nas redes sociais, a eleição de Contarato em 2018, foi conquistada com sua campanha tentando durante todo o tempo, “alinhar seu discurso a campanha” do então candidato à presidência Jair Bolsonaro, que também logrou êxito e foi eleito.

Mas não demorou muito após sua eleição, para o Senador Federal, com um mantado de 8 anos dado ao ex-delegado da polícia civil pelos capixabas, para ele demostrar uma postura e um discurso completamente oposto ao da campanha, sendo atacado e acusado de “traidor” pelos eleitores bolsonararistas.

Tendo ao fundo acompanhando sua filiação através de transmissão virtual o ex-presidiário e ex-presidente Lula, Contarado fez várias declarações de amor ao novo partido que agora faz parte como filiado.

“Hoje é a celebração de um casamento. Eu sempre fui petista”, diz Contarato em sua cerimônia de filiação.

Contarato anunciou em dezembro do ano passado que deixaria o Rede Sustentabilidade, legenda pela qual foi eleito senador em 2018, para entrar no PT.

Sem citar os escândalos de corrupção Contarato rasga elogios ao (PT)

Sem mencionar em nenhum momento do seu discurso, a centenas de acusações por desvio de recursos públicos e dezenas de prisões das principais lideranças nacionais do partido, durante os 16 anos que o (PT) governou o país, Contarado fez vários elogios ao novo partido que agora faz parte.

Em discurso no evento de filiação, disse que tomou a decisão porque este é o “partido dos pobres, dos pretos, dos pardos, dos índios, dos quilombolas, da população LGBTQIA+”.

“O PT é o partido das pessoas com deficiência, o PT é o partido das mulheres. É esse PT que eu me identifico. Hoje é a celebração de um casamento, presidente e colegas, porque na verdade eu sempre fui petista”, completou.

Vítima de ataques

No ano passado, o senador sofreu ataques do empresário bolsonarista Otávio Fakhoury e de um suposto eleitor chamado Giovani Loureiro. Na cerimônia desta 6ª feira, Contarato acrescentou que, em 27 anos como delegado, nunca havia sofrido ameaça de morte, mas que, em quatro meses como senador, sofreu.

Ainda segundo seu discurso, continuará “lutando para fortalecer a espinha dorsal do Estado Democrático de Direito, chamada Constituição da República Federativa do Brasil”.

Atual presidente do (PT), declarou que a “história de Contarado se confunde com a do atual partido”

Em outro momento, disse querer um Brasil com menos desigualdade social e sem preconceito por orientação sexual, etnia, gênero e idade.

Atual presidente nacional do (PT) Gleisi Hoffmann, afirmou ser “muito legal” ter o senador se filiando ao partido, porque a história do parlamentar “se confunde” com a do PT.

“Sua coragem, a sua determinação, a sua firmeza, mas ao mesmo tempo a sua sensibilidade, a sua capacidade de ter solidariedade, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro.

Foram muitas as vezes que nós conversamos e, em todas essas vezes, eu fiquei muito emocionada, porque sempre senti na sua posição, na sua intenção, a verdade de estar com a gente nessa caminhada. E sei que não foi uma decisão fácil que você tomou, mas foi a decisão certa”, completou.

Lula disse estar “lisonjeado com filiação de Contarato” ao (PT)      

“Porque não é todo dia que nasce no Espírito Santo e no Brasil um político da sua dimensão, do teu caráter e da tua postura democrática e defensora dos direitos humanos nesse país”.

O pré-candidato à Presidência se referiu ao senador no evento ainda como uma pessoa que “não nega o que é, que não esconde o que é, que tem coragem de se expor, que tem coragem de assumir toda a sua plenitude para dizer ao mundo ‘eu não nasci assim, eu sou assim, eu quero ser assim e eu tenho orgulho de ser assim, e o fato de eu ser assim não me deixa menor do que ninguém que pensa que é maior do que eu”.

Como última declaração Contarato disse

‘Só não reconhece o que o PT fez quem não tem gratidão’, diz Contarato em filiação

A cerimônia híbrida ocorreu na última sexta-feira 28 e teve a participação do ex-presidente Lula, e as presidentes nacional deputada Gleisi Hoffman (PR), e estadual Jackeline Rocha, entre outros integrantes.