Conquista Inédita: Linhares é Selo Diamante em transparência no Espírito Santo
A Prefeitura de Linhares conquistou um reconhecimento inédito em transparência, o selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Para atingir essa conquista, o município atendeu a 100% dos itens considerados essenciais e atingiu um índice de transparência de mais de 95%, destacando-se na lista das gestões mais transparentes do Brasil. O selo Diamante é o maior nível na classificação.
Linhares ficou acima da média alcançada pelos municípios capixabas. Aqui no Estado, o índice médio de transparência entre os órgãos avaliados no nível municipal (câmaras e prefeituras) foi de 77,48%. Entre as prefeituras, o nível médio ficou em 81,73%.
O PNTP, iniciativa do Sistema Tribunais de Conta, está em sua quarta edição. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.
O resultado alcançado por Linhares em 2025 marca o avanço na qualidade do trabalho desenvolvido na área de transparência, por meio da Secretaria Municipal de Controle e Transparência.
Para o prefeito Lucas Scaramussa, o trabalho na área de transparência realizado na atual gestão ficará como legado para Linhares. “Estamos felizes com o recebimento do selo, que é uma conquista inédita do Município de Linhares. O reconhecimento motiva a equipe e mostra o trabalho que provoca impacto na vida do cidadão. Isso muda a vida das pessoas”.
O prefeito também destaca: “é um desafio colocar pessoas com capacidade e inteligência em uma secretaria de Controle e Transparência e essa equipe trabalha com dedicação e independência”, pontuou Lucas.
O secretário municipal de Controle e Transparência, Jardel Magnago, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores. “Devemos sempre colocar o interesse público acima do interesse privado. O desafio é se manter no topo. O trabalho continua, sempre com critério e cuidado”.

