Prefeitura realiza Dia D contra Sarampo e campanha segue até o dia 29

A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, realiza neste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo em Linhares. A dose da tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. Neste sábado (19) a campanha foi intensificada com o Dia D de vacinação nas Unidades de Saúde da sede do município. Até o momento, Linhares vacinou 49% do público-alvo, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é imunizar 95% desse público.

Os pais que ainda não levaram os filhos para receber a dose devem buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, até o dia 29 de outubro, com o cartão de vacinação e o cartão do SUS dos filhos em mãos.  “A vacinação é fundamental para a prevenção das doenças. Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar devem ficar atentos a data e procurar a unidade de saúde do seu bairro”, frisou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos.

HPV e Meningite C

Ainda junto com campanha contra sarampo, neste mês as vacinas contra HPV e Meningite C estão sendo intensificadas.

A vacina Meningocócica C é indicada para meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos. A vacina contra HPV é indicada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

Segunda etapa

Com o fim daCampanha Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, terá início a segunda etapa de vacinação. No dia 30/10 começa a campanha com foco em pessoas de 20 a 29 anos.

Saiba mais

Sarampo: é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções expelidas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Deixe uma resposta