Alarme falso: Descartada suspeita de linharense por contaminação do Coronavírus

A Prefeitura da Serra esclareceu emitiu uma nota, sobre o caso do paciente que deu entrada na Upa de Carapina com suspeita de coronavírus nesta terça-feira (25).

Nota:

A UPA está funcionando normalmente e todos os procedimentos de precaução foram realizados.

Trata-se de um caso suspeito de coronavírus, e ainda é necessário aguardar os resultados dos exames para confirmação ou não da doença.

Conforme protocolo, o paciente foi isolado e, em seguida, transferido para o Estado, no Hospital Jayme Santos Neves, para atendimento e acompanhamento neste hospital estadual de referência.

Toda a equipe que atendeu o paciente utilizava equipamento de proteção e a UPA já foi higienizada.

Agora a tarde a Sesa emitiu outra nota descartando a contaminação por coronavírus do paciente da Serra.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou por meio de nota nesta quarta-feira (26), que está descartada a suspeita de contaminação de um paciente que deu entrada na UPA de Carapina no município da Serra, com o vírus coronavírus.

O paciente, que foi apenas identificado como sendo aposentado, de 54 anos, foi internado no hospital Jayme Santos Neves, na Serra, com sintomas da doença, mas que após uma bateria de exames foi constatado que se tratava do vírus Influenza A.

O aposentado que é natural de Linhares, Norte do Estado e que reside atualmente na Grande Vitória, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento UPA de Carapina ontem terça-feira (25).

Como havia suspeita de contaminação do paciente pelo coronavírus, ele foi imediatamente transferido para o Hospital Jayme, que é um dos dois hospitais referência no Estado para receber pacientes com casos de suspeita de contaminação do vírus.

Logo após o caso ser constatado, as autoridades de saúde fecharam o local até sair os resultados dos exames, o que causou grande apreensão no Estado, principalmente entre pacientes e familiares que estavam internados nestas unidades de saúde e entre o profissionais de saúde das mesmas.

Segundo a Sesa, após monitoramento do paciente e realização de exames desde o final da tarde de ontem pela equipe medica do hospital, foi constatado que o aposentado não estava contaminado com o coronavírus e não apresentava risco a população nem a equipe medica do hospital.

Com é de praxe em caso com este, a Sesa informou que a suspeita de contaminação, foi comunicada ao Ministério da Saúde, e também foi informada do descarte da contaminação do paciente menos de 24 horas após a coleta de material para exames.

Os hospitais Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, que é referência em atendimento pediátrico, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, foram destacados como unidades para receber pacientes com suspeita de coronavírus.

Segundo a Sesa, a remoção dos pacientes com casos suspeitos para os hospitais de referência, de acordo com o plano, ficará a cargo do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e do serviço de remoção estadual nos municípios que não têm Samu.

Nascido em Linhares e morador da Grande Vitória, o homem, que não teve seu nome revelado, está na Itália há 11 meses, e há pelo menos cinco meses, enfrenta problemas de saúde.

Além disso, de acordo com um primo do paciente, ele é diabético, e veio para o Brasil para cuidar da saúde.

O Upa de carapina já está reaberto sem riscos e atendendo normalmente seus usuários, informou a prefeitura da Serra.