Linhares já registra quase 3 mil casos da doença de dengue

Linhares permanece em situação de alerta para a dengue, devido o aumento dos números notificados da doença, conforme divulgado no Boletim de Arboviroses da secretaria municipal de Saúde na manhã desta quarta-feira, dia 20.

O Município registra, do início do ano até agora, 3.164 casos notificados de dengue, dos quais 2.766 foram confirmados, além de 39 casos que estão sob investigação.

Dos 2.766 casos confirmados, 11 estiveram relacionados à dengue com sinais de alarme, ou seja, que causam algumas complicações, contudo os pacientes já estão fora de perigo.

“Mesmo em meio a pandemia, a prefeitura tem mantido todas as ações relativas ao combate à dengue, bem como melhorado e ampliado a sua rede assistencial, para estar preparada para atender os casos de dengue que têm surgido no decorrer das semanas”, contou Sérgio Lubiana, assessor técnico da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Linhares.

Bairros com maior número de casos

O bairro campeão em casos confirmados da doença continua sendo o Interlagos com 727, seguido do Santa Cruz com 367 casos e Aviso com 287.

Na sequência está o bairro Novo Horizonte com 172 casos da doença e logo depois, o Araçá com 148.

Sérgio apontou ainda que a Prefeitura adotou uma rotina de promover mutirões, todos os sábados, em determinadas regiões, com toda a sua força de trabalho e com a participação das comunidades, para conter o avanço da dengue.

Durante os mutirões, os agentes de Endemias atuarão na averiguação dos quintais e aplicação de larvicidas e armadilhas.

“Nosso objetivo é percorrer todos os domicílios e fazer os bloqueios de forma adequada, para reduzir o número de casos de dengue nas regiões mais críticas, onde estão concentrados o maior número de casos notificados e confirmados da doença”, afirmou.

Sérgio analisa que atualmente há uma grande preocupação do Município, em termos de casos notificados, com os bairros Interlagos, Santa Cruz e Aviso. “Contudo, há outros bairros como Novo Horizonte e Araçá também começam a apresentar números significativos de casos, o que demonstra que toda a cidade nos causa preocupação com relação à dengue”, advertiu.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental informou que Linhares registrou um óbito por dengue neste ano de 2020.

Casos no Espirito Santo

Entre os dias 29 de dezembro de 2019 a 16 de maio de 2020, referentes as semanas epidemiológicas 01 a 20, o Espírito Santo registrou 35.115 mil casos de dengue, dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, nesta quinta-feira (21).

Para evitar a doença, que tem como os principais sintomas febre, dor no corpo, vômito e formigamento, é fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sinais da doença.

Entre os cuidados a se tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor estão ações como limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado, e tirar água dos pratos de plantas. Confira outras tarefas:

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.