TRE impugna pesquisa que coloca Rodrigo Borges a frente de Zé Preto, em Guarapari
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Renan Sales mandou suspender a divulgação da pesquisa registrada nº ES-00873/2024 e a remoção imediata do resultado, que coloca o candidato Rodrigo Borges (Republicanos) a frente de Zé Preto (Progressistas), das redes sociais de Rodrigo Borges, de veículos de imprensa de Guarapari e perfis que apoiam o republicano, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.
O juiz entendeu que sete pontos da pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Perfil, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo – ABIH, feriram a lei eleitoral. Em um dos pontos o nível de escolaridade descrito no questionário da pesquisa difere do plano amostral apresentado, o que compromete a veracidade do resultado final.
O magistrado descreve em um trecho da decisão que “analisando-se a primeira das sete irregularidades apontadas pela impetrante, já á possível verificar respaldo suficiente para a suspensão da divulgação da pesquisa impugnada, sendo desnecessária a apreciação das demais”.
A pesquisa, na avaliação do juiz, pode comprometer a campanha de Zé Preto, diminuindo seu alcance em diversas classes sociais e graus de escolaridade.
“Assim sendo, em cognição sumária, verifica-se deficiência técnica capaz de comprometer a representatividade da proporção do eleitorado quanto ao grau de instrução dos entrevistados , de modo que a suspensão da divulgação da pesquisa impugnada é medida que se impõe”, completou.
Impugnação Judicial