Tartarugas presas em redes de pesca são devolvidas ao mar
Seis tartarugas da espécie Verde foram encontradas presas em uma rede dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, na direção de Jardim Camburi, na manhã deste domingo (14), em Vitória. Três foram devolvidas imediatamente ao mar, duas foram entregues ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) para tratamento e reabilitação e uma já estava morta.
A operação náutica foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Patrulha Ambiental Náutica, Agentes de Proteção Ambiental e com a Policia Militar Ambiental.
Essas operações integradas entre Semmam e outros órgãos ambientais têm o objetivo coibir e prática de pesca ilegal e predatória na capital.
Na ação, foi apreendida também redes de espera com 1,2 mil metros. O infrator não foi localizado.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Fillho, essas operações surpresas são permanentes e não têm hora nem dia para acontecer.
“Quem for flagrado vai ter todo o material recolhido, poderá ter a embarcação apreendida, será multado e ainda poderá responder por crime ambiental”, disse.
Mais apreensão
Na noite de sexta-feira, a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) realizou mais uma operação náutica em parceria com a Guarda Municipal de Vitória e Capitania dos Portos na Baía de Vitória, próximo à Ilha da Pólvora, região de Santo Antônio.
Na ocasião, foi apreendida uma rede de espera ilegal com 300 metros no canal principal da Baía de Vitória. O infrator recebeu um auto de apreensão e dois autos de infração.