Sindicado faz nota de repúdio contra vereador de Linhares

O vereador Eguimar de Souza, conhecido popularmente como “Guigui”, foi alvo de uma Nota de Repúdio, publicada nas redes sociais do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares.

A manifestação do Sindicato contra o parlamentar, se deu pelo posicionamento do vereador na última sessão ocorrida na noite de ontem 16/05, na Câmara de Vereadores de Linhares, onde foi votado o arquivamento ou a permanência dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito Investigativa, instaurada para investigar a denúncia feita pelo Sindicato do Servidores, contra o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon, por manter servidores públicos do município, recebendo abaixo do salário mínimo, o que vai contra a Lei Federal nº 185, de 14 de janeiro de 1936, que diz.

“Todo trabalhador tem direito, em pagamento do serviço prestado, a um salário mínimo capaz de satisfazer, em determinada região do País e em determinada época, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte”.

O texto está no Art. 1º da Lei nº 185, de 14 de janeiro de 1936, primeira a tratar de um direito fundamental para garantir uma vida minimamente digna a trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”.

O fato que chamou a atenção e que deixou os servidores indignados com o vereador Guigui, foi que na votação da instauração pela Comissão Parlamentar de Inquérito Investigativa, realizada no dia 21 de março de 2022, teve voto favorável do vereador, que a época até justificou seu voto.

“Estou vereador deste município, e a minha fala não é como vereador, servidor público. Sou um servidor público há 26 anos e me preocupo com meu bem-estar com a minha aposentadoria, o amanhã. Então sou servidor público e estou do lado de servidor público, estou com vocês, vocês me representam e eu represento vocês”, disse Guigui.

Estranhamente a pouco mais de um mês do seu voto a favor da instalação da Comissão, na sessão e ontem, ele votou pela paralização e arquivamento dos trabalhos da Comissão, indo contra a vontade dos servidores e votando de forma totalmente contrária da sua posição na sessão do mês de março.

Veja na integra a Nota do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares

Nota de repúdio ao voto dado pelo vereador Eguimar “o guigui” favorável ao arquivamento da denúncia apresentada pelo Sindicato dos Servidores.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares repudia o posicionamento do vereador Eguimar “o guigui” (PV), que é servidor público licenciado, e que durante a Sessão Ordinária do dia 16 de Maio de 2022 VOTOU PELO ARQUIVAMENTO DA DENÚNCIA APRESENTADA PELO SISPML, indo em direção contrária aos servidores e servidoras do município.

Na sessão ordinária realizada em 21 de março de 2022, o vereador Eguimar, no uso de sua palavra enfatizou o seguinte:

Sou um servidor público há 26 anos e me preocupo com meu bem-estar com a minha aposentadoria, o amanhã. Então sou servidor público e estou do lado de servidor público, estou com vocês, vocês me representam e eu represento vocês.” [sic].

O Sindicato enxerga o voto do vereador Eguimar como um golpe contra os servidores e contra a palavra que ele havia dado. Causa estranheza a mudança repentina de posicionamento, de um servidor público que está temporariamente ocupando o cargo de vereador, passar a agir em desfavor de sua própria classe.

O Sindicato, bem como todos os servidores e servidoras que lutam pelo cumprimento da lei, esperava nesse momento a união de forças, e não o contrário.

Ainda que o arquivamento pedido na relatoria do vereador Messias Caliman (REDE) não tenha sido acatado pela maioria dos vereadores, o Sindicato se entristece com o voto do vereador Eguimar, e recomenda ao vereador uma retratação de seu posicionamento com os servidores que acreditaram em sua palavra, e que neste momento estão cobertos de dúvidas sobre a mudança de sua atuação, frente aos interesses dos colegas servidores.